Ameixa Amarela rica em nutrientes para a saúde

Ameixa Amarela (Eriobotrya japonica) é uma fruta nativa da Ásia, mas especificamente do Japão; mas conhecida em várias partes do planeta.

Ela é popularmente conhecida por Nêspera, Nespereira, Ameixa-americana, Ameixa-japonesa, Ameixa-do-Japão, Ameixa-do-pará, Ameixeira-japonesa e Magnório.

Conheça a Ameixa Amarela

A ameixeira é uma planta de médio porte, que pode alcançar até 10 metros de altura, que se adapta a vários tipos de solo e clima, tolerando até estiagens. Mas se for cultivada, sua produção será muito mais saudável e  em maior quantidade. Sua propagação é por estaquia ou enxertia.

Sua floração ocorre entre o final do outono e início do inverno, enquanto que sua frutificação acontece no inverno e início da primavera. As flores são pentâmeras, brancas, perfumadas e surgem em inflorescências terminais do tipo panícula, em número de 3 a 10 unidades, que são muito visitadas por abelhas.

O fruto da nespeira é do tipo baga, de cor amarela, laranja ou rosada, piriforme ou globular, e contém de 1 a 5 sementes grandes. Quando amadurecem perdem gradativamente os pelos que recobrem sua fina casca. O fruto é doce, suculento, ácido e rico em pectina; fibras, vitaminas e sais minerais.

Utilização da Ameixa Amarela

Ela pode ser consumida in natura ou em sucos, mousses, gelatinas, compotas, geleias, licores, tortas e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Propriedades da Ameixa Amarela

Ela possui várias propriedades terapêuticas tais como expectorante, hipoglicemiante, antidiarreica e estomáquica. As partes da planta que são usadas na medicina popular são os frutos e folhas em forma de chá; para alívio de dores de garganta, gripes, resfriados, laringite, diarreias e auxilia no controle da diabetes.

O consumo regular da Ameixa auxilia na sáude da digestão, no funcionamento intestinal, além de ajudar na eliminação de toxinas do organismo e no fortalecimento do sistema imunológico.

Onde encontrar a planta?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em pomares de chácaras e em sites que comercializam plantas e mudas. Seus frutos são comercializados em feiras e mercados municipais, sendo facilmente encontrados.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Nespereira

Nespereira

Ameixa Amarela

Ameixa Amarela

Be the first to comment on "Ameixa Amarela rica em nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.