Alfafa é uma leguminosa repleta de bons nutrientes

5 (100%) 1 vote

Alfafa ( Medicago sativa) é uma leguminosa originada da Ásia, mas que se espalhou em diversas regiões do planeta. Ela é cultivada desde a antiguidade pelos árabes, que a conheciam desde 700 a.C. Nominada popularmente como Lucerna.

Alfafa (Foto http://www.pgwsementes.com.br/index.php/leguminosas/alfafa)

Alfafa (Foto http://www.pgwsementes.com.br/index.php/leguminosas/alfafa)

Cultivo da Alfava

A planta atinge até um metro de altura, prefere clima temperado, rega constante sem encharcamento, solo rico em nutrientes e sua propagação se dá pelas sementes.

Ela é bem tolerante sendo de fácil manejo, sendo indicada para pastagens, alimentação para o gado e preparação de silagens; além de ser um alimento rico em benefícios para a alimentação humana.

Propriedades da Alfafa

Ela é rica em fibras, aminoácidos, clorofila, vitaminas A, B, C, K, ácido fenólico, ácido fólico; além de sais minerais tais como cobre, manganês, ferro e fósforo. Ela é rica em propriedades tais como antioxidante, diurética, hipoglicemiante, laxante, saciante e desintoxicante.

Alfafa (foto https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-921121260-sementes-de-alfafa-para-produco-de-brotos-comestiveis-_JM)

Alfafa (foto https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-921121260-sementes-de-alfafa-para-produco-de-brotos-comestiveis-_JM)

Benefícios da Alfafa

Ela é usualmente usada na alimentação humana em forma de brotos. Sua ingestão regular, em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, fortalecimento do sistema imunológico, na digestão, no bom funcionamento intestinal; além de ajudar em dietas de perda de peso por promover a saciedade.

Na alimentação animal, ela auxila no ganho de peso; além de garantir boa produção de leite. Quando ela está

presente no solo é boa indicação de local fértil e de boa qualidade.

Alfafa na Culinária

Ela pode ser usada em diversas saladas, em sucos detox, sopas; além de acompanhar diversas preparações quentes ou frias. Suas flores e sementes também são utilizadas de variadas formas, seja in natura ou cozidas.

Alfafa na medicina popular

O chá preparado, com suas folhas, serve como aliado da boa saúde ajudando na prevenção de variados males; além de ajudar no controle da pressão arterial e nos níveis do colesterol.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Alfafa é uma leguminosa repleta de bons nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.