Maria Dormideira, desperta a curiosidade além de ser repleta de benefícios

Maria Dormideira (Mimosa pudica) originária da América Central, é também conhecida como Não-me-Toques, Dorme-dorme, Sensitiva ou Dormideira.

Conheça a Maria Dormideira

É uma planta muito comum em pastagens, beirada de estradas e terrenos baldios, sendo bem resistente ao solo, temperatura e irrigação, mas prefere o solo mais úmido. É considerada como planta invasiva, devido ao crescimento e multiplicação rápidos.

Ela fazia a alegrias das crianças de roça, que brincavam com o abrir e fechar de suas folhas; além de se encantar com a beleza de suas flores lilases; que chamavam a atenção dos insetos.

Características das folhas da Dormideira

A característica de fechar as folhas é uma forma de defesa da planta, principalmente contra grilos e outros insetos herbívoros, que ao pularem sobre uma folha, veem ela sumir rapidamente e ficam sem o alimento; mas em pouco tempo a folha volta ao normal.

Na base de cada folhinha, existem células especializadas capazes de perder água com grande rapidez. Tal reação acontece quando a planta recebe um estímulo externo, como um toque, por exemplo. Os elementos químicos presentes no organismo desses vegetais, tais como o sódio e o potássio; ajudam no processo direcionando a água para um espaço livre entre as células.

Propriedades da Maria Dormideira

Ela é rica em propriedades anti-inflamatória, purgativa, antibacteriana, relaxante, antidepressiva e cicatrizante, sendo utilizada na medicina popular, cuja tradição passa de geração em geração.

Utilização da Maria Dormideira

Ela é comumente utilizada na zona rual, na medicina popular; em forma de chá, que é preparado com suas folhas; ou em forma de cataplasma, preparado com suas raízes.

Ela é utilizada  para males do fígado, prisão de ventre e em gargarejo para inflamações da boca, garganta e dor de dente; ou em cataplasma para reumatismos articulares ou tumores.

Ela é cultivada no exterior como planta ornamental, formando belos tapetes com flores rosas e fazendo parte de inúmeros projetos paisagísticos.

Amplamente utilizada na cosmetologia para fabricação de cosméticos, xampus, sabonetes e cremes para comercialização.

Onde encontrar a Dormideira?

Ela é encontrada facilmente em terrenos baldios, beiradas de lagos e pastagens; além de fazer parte da produção de vários cosméticos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Flor da Mimosa (Foto: Evandro Marques)

Maria Dormideira

Maria Dormideira

Mimosa ou maria dormideira (Foto: Evandro Marques)

1 Comment on "Maria Dormideira, desperta a curiosidade além de ser repleta de benefícios"

  1. espero mais novidades de platas naturais de medisina natural

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.