Uma das espécies de tucanos existentes no Brasil é o Araçari-mulato, também conhecido como araçari-de-cabelos-arrepiados; cujo nome científico é Pteroglossus beauharnaesii.
Originário da América do Sul, trata-se de uma ave típica da região Amazônica, que pode ser encontrada nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Pará, Rondônia e Mato Grosso; além de países como Bolívia e Peru.
Características da espécie
O araçari-mulato é, biologicamente falando, uma ave, de modo que, além de ter um corpo recoberto por penas, também apresenta um bico, ossos pneumáticos para facilitar no voo; e uma glândula uropigiana que auxilia na impermeabilização das penas.
Assim como o tucano-toco, é uma ave da família Ramphastidae, que apresenta como principal característica o grande bico, e as áreas nuas ao redor de seus olhos. Contudo, além de possuir um tamanho médio de 42 centímetros, e um peso que pode chegar a até 280 gramas, essa espécie apresenta algumas peculiaridades.
Isso porque, conforme seu nome científico já diz, o araçari-mulato é uma espécie que possui pequenas protuberâncias em sua língua, que lembram pequenas franjas. Além disso, possui um bico bem colorido, e a região perioftálmica em tons de azul turquesa; e penas modificadas no alto da cabeça, em cor preta, que lembram um cabelo cacheado, e que são marca registrada dessa espécie.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Vale ressaltar também que uma diferença entre machos e fêmeas é o tamanho do bico, que costuma ser menor nas fêmeas.
Hábitos do Araçari-mulato
O araçari-mulato é uma ave que vive predominantemente nas copas de árvores de florestas mais altas, tanto na borda, quanto no interior da vegetação. Por conta disso, se alimenta principalmente de frutos de palmeiras e árvores mais altas, como a palmeira juçara, araçá, goiabeiras, e outros frutos suculentos. Contudo, é uma espécie onívora, que também se alimenta de insetos, e de filhotes de outras aves.
Em termos reprodutivos, embora seja uma espécie que pode viver em bandos de até 12 indivíduos, essa bela ave se reproduz nos meses de inverno, quando o macho passa a se exibir mais fortemente para a fêmea por meio de movimentos e vocalizações. Seu ninho normalmente é feito em fendas de árvores mais altas, onde são colocados em média 3 ovos, incubados por um período de cerca de 15 dias.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp