Pinheiro Australiano (Casuarina equisetifolia) é de origem australiana; sendo muito comum em projetos de paisagismo, em várias formas de ornamentação de espaços.
A árvore é conhecida popularmente por casuarina, she-oak, beefwood, Filao, Bois de fer, eisenhol, kenlenbaum e agoho (Filipinas)
Descrição

A espécie, que é um falso pinheiro, é uma árvore encontrada em quase todas as regiões do planeta, principalmente em regiões litorâneas. Ela pode alcançar de 20 a 40 metros de altura.
Prefere luz solar direta e é bem tolerante a seca e solos com poucos nutrientes; além de ser pouco exigente em relação à frequência de rega.
O tronco possui casca parda, em tonalidade clara, áspera nos espécimes adultos e rica em taninos.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, mas com ramos pendentes, filiformes e articulados, formados pelos pecíolos e bainha das folhas, que são responsáveis pela fotossíntese na planta.
As inflorescências não possuem importância ornamental, sendo que as masculinas são do tipo amento, pequenas, terminais, cilíndricas e castanhas; enquanto as femininas são capítulos globosos, laterais, verdes e axilares.
O fruto formado é do tipo sâmara, lenhoso e possui forma ovalada, com câmaras, que quando maduro se abre liberando as sementes aladas, que são responsáveis pela propagação da planta.
Serve para quê?

Os aborígenes australianos usavam a madeira para fazer bumerangues e os colonizadores europeus para fazer variadas formas de assentos.
Na Austrália, ela é utilizada em construções rurais como cercas, mastros, remos, cangas e bengalas.
Na Austrália ocidental, a madeira é comercialmente aproveitada para fabricação de pernas de piano, telhas, compensados e esquadrias. Ela é amplamente usada para reflorestamento de áreas degradadas, por ser de rápido crescimento.
Na medicina popular, ela é usada como diurética, adstringente, laxante e tônica. Ela é empregada para alívio de cólicas, tosse, diarreia, disenteria, dor de cabeça, dor de estômago, dor de dente e para melhora de machucados na pele.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp