Uma das árvores ornamentais mais comuns no país é a Bracatinga-rósea, também chamada de bracatinga-de-campo-mourão ou jurema; cujo nome científico é Mimosa flocculosa.
Originada da América do Sul, é uma planta nativa do Brasil, que é muito utilizada por sua capacidade ornamental, sendo caracterizada por inflorescências cor-de-rosa que lhe conferem seu nome popular.

Bracatinga-rósea (imagem: Canva)
Características da espécie
A bracatinga-rósea, tal como as demais plantas com flores, é uma representante do grupo das angiospermas; sendo uma das plantas que fazem parte da família botânica Fabaceae; onde estão classificadas espécies como o feijão e o pau-brasil.
Considerada uma arvoreta, ou um arbusto, essa planta tem uma altura média em torno de 2,5 até 5 metros de altura; e se caracteriza pela presença de folhas compostas, divididas em pequenos folíolos.
Contudo, o que realmente chama a atenção na espécie são suas inflorescências do tipo capítulo, que formam uma espécie de pluma em razão da quantidade de estames (porção masculina) presentes em sua estrutura. Estas são predominantemente cor-de-rosa, e tem sua floração entre os meses de janeiro e abril, quando atraem borboletas, besouros, abelhas e outros animais que buscam seu mel.
Seus frutos são do tipo vagem, e têm seu desenvolvimento entre os meses de julho e outubro.

Jurema (imagem: Canva)
Como cultivar a bracatinga-rósea?
A bracatinga-rósea é uma planta muito bem adaptada aos climas tropical e equatorial, de modo que deve ser cultivada preferencialmente em locais sob sol pleno. Além disso, suas sementes devem ser plantadas em solo bem fértil, de preferência enriquecidos com matéria orgânica; e que seja úmido, mas não encharcado.
Desse modo, as regas devem ser regulares, uma vez que não tolera solos secos. Vale ressaltar também que, embora se adapte melhor ao calor, é uma planta que também tolera climas mais amenos, sendo bastante encontrada em locais de altitude mais elevada, como o distrito de Monte Verde, em Minas Gerais.
Be the first to comment on "Bracatinga-rósea, arvoreta que chama a atenção por suas inflorescências"