Árvore da Felicidade, planta simbólica de grande uso ornamental

Rate this post

Uma das plantas mais utilizadas por paisagistas, jardineiros, arquitetos e designers é a árvore da felicidade, que além de ser simples e bela, possui um forte significado. De origem asiática, essa bela planta é encontrada no Brasil nas versões masculina (Polyscias guilfoylei) e feminina (Polyscias fruticosa); sendo que ambas se diferenciam um pouco em relação à textura e resistência. Ah, e caso você esteja se perguntando de onde veio esse nome tão simbólico, reza a lenda que uma história japonesa falava sobre uma árvore mágica que trazia prosperidade e realizações a todos que passassem por ela.

Árvore da felicidade (foto: https://www.tuacasa.com.br/arvore-da-felicidade/)

Características gerais da espécie

A árvore da felicidade é uma angiosperma eudicotiledônea, tal como a grande maioria das plantas com flores existentes no mundo, como a espatódea, o girassol-mexicano e a mangueira. Desse modo, além de raízes do tipo axial, essa planta possui uma altura que pode chegar a cerca de 5 metros em condições ideais, sendo importante mantê-la em meia sombra. Mas, não pense que seu crescimento é rápido! Para chegar a essa altura, a planta pode levar em média 20 anos!

Como já mencionado, as formas feminina e masculina se diferem com relação à morfologia. Desse modo, a planta feminina se caracteriza pela presença de uma folhagem mais fina e delicada, com uma altura que pode chegar a pouco mais de 2 metros; sendo extremamente utilizada na decoração do interior de casas e de locais de trabalho. Já a forma masculina é mais robusta, com caule lenhoso e folhas mais largas e imponentes; além de ser uma planta mais alta, ideal para a ornamentação de áreas externas.

Contudo, é importante ressaltar que, embora seja uma angiosperma, ou seja, uma planta capaz de produzir flores e frutos; a árvore da felicidade não floresce no território brasileiro devido às condições climáticas locais. Sendo assim, é possível ver suas flores somente nas regiões de origem, como Malásia e Índia.

Polyscias guilfoylei (espécie masculina)

Cultivo e significado da Árvore da Felicidade

Em relação aos cuidados com essa planta, o ideal é mantê-la em solo fértil, principalmente enriquecido com matéria orgânica. Além disso, é importante que não seja exposta à luz direta do sol, sendo mantida em meia sombra e em locais com temperatura média, haja vista que não é uma planta muito tolerante ao clima frio. Vale ressaltar também que o ideal é que as podas ocorram de maneira constante para estimular o crescimento da planta, a qual deve ser regada cerca de 3 vezes por semana, evitando encharcamento.

Como seu próprio nome sugere, a árvore da felicidade é uma planta cujo significado está atrelado à capacidade de atrair felicidade e alegria para a casa, trazendo realizações para seus habitantes. Contudo, é importante que essa planta não seja comprada; mas recebida como um presente para que ela traga sorte e felicidade.

Be the first to comment on "Árvore da Felicidade, planta simbólica de grande uso ornamental"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.