Trapoeraba planta daninha muito benéfica para a saúde

Trapoeraba (Commelina sp) é nativa da América do Sul, considerada como planta daninha, encontrada em várias regiões brasileiras e conhecida por vários nomes tais como tracoeraba, trapoerava e olho-de-santa-luzia.

Conheça a Trapoeraba

É uma planta de ciclo anual, que atinge até 40 cm de altura, que prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Suas folhas e caules são roxos e suas florzinhas são rosas, roxas ou azuladas. A floração aparece de fevereiro a abril e a frutificação de março a maio. Propaga-se por mudas, divisão da planta e estaquias. O sabor da Panc remete ao ora-pro-nobis, mas de forma mais suave e com menos baba.

Propriedades da Trapoeraba

A planta é rica em proteínas, fibras e sais minerais tais como cálcio, magnésio e zinco, além de ser diurética, anti-inflamatória e anti-reumática.

Utilização da Trapoeraba

Ela serve de alimento, sendo considerada uma PANC, Planta alimentícia não Convencional, em preparação de váriados pratos tais como salada, refogados, ensopados, com arroz e no cozimento de omeletes. As folhas podem ser ingeridas, preferencialmente afogadas ou escaldadas. As flores podem ser ingeridas in natura.

Ela é um importante diurético, utilizada em forma de chá, na medicina popular, para evitar retenção de líquidos, eliminar toxinas do organismo e na prevenção do envelhecimento precoce. Ela auxilia na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário.

A planta é excelente para ornamentar espaços,  formar maciços, bordaduras e também pode ser utilizada como forração ou em floreiras.

Onde encontrar a Trapoeraba?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em beira de pastagens, em hortas domésticas e em meio a diversas lavouras. A planta possui crescimento rápido e de fácil cultivo sendo considerada uma planta daninha, que costuma tomar conta do espaço.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Trapoeraba (Foto: http://www.gbif.org/)

Trapoeraba (Foto fonte http://www.matosdecomer.com.br/trapoeraba)

Tracoeraba (Foto: http://www.matosdecomer.com.br/trapoeraba)

Be the first to comment on "Trapoeraba planta daninha muito benéfica para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.