Saia Branca é perfumada e com algumas propriedades medicinais

Saia Branca (Brugmansia suaveolens) é uma planta de origem americana, conhecida por vários nomes populares tais como Rombeteiro, Babado, Cartucheira, Cartucho, Datura, Sete-saias, Trombeta-cheirosa, Trombeta-de-anjo, Trombeta-rosa, Trombeteira e Zabumba-branca.

Descrição

Saia Branca (foto //ciprest.blogspot.com/)

A saia branca é um arbusto grande e ereto, que pode chegar até 3 metros de altura. Suas folhas são grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face inferior.

As flores, em tons brancos ou amarelos, em formato de trombeta, são pêndulas, simples, perfumadas e podem chegar até 30 cm de comprimento; além de atrair muitos insetos. Há variedades que podem apresentar flores na coloração rosada, amarelada, lilases e pétalas dobradas.

Ela prefere clima tropical para seu desenvolvimento, solos bem drenados e boa frequência de rega e propaga-se por sementes, estaquias ou mudas.

Propriedades medicinais

A planta apresenta as seguintes propriedades medicinais antiasmática, cardiotônica, dilatadora, emética, alucinógena e narcótica.

Saia Branca (foto //www.deelish.ie)

Serve para quê?

Suas folhas, flores e sementes são amplamente usadas na medicina popular, para auxiliar no tratamento de infecções urinárias e tensão pré-menstrual. Mas ela contém forte toxicidade, sendo conveniente o acompanhamento de profissional.

Ela é empregada em projetos paisagísticos, mas é evitada em locais públicos, pois as partes da planta contêm alcaloides, que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de usada em alguns jardins domésticos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Saia Branca é perfumada e com algumas propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.