Utilização e propriedades medicinais do Quebracho

Quebracho (Schinopsis brasiliensis) é uma planta de origem americana, muito comum em variadas regiões brasileiras, conhecida popularmente por Braúna da Caatinga, Braúna do Sertão, Guaraúna, Ibiraúna, Parova-preta e Perovaúna.

Descrição

A árvore é de médio porte, espinhenta e pode atingir até 15 metros de altura. Seu tronco pode alcançar até 60 cm de diâmetro, com casca interna, que varia do amarelo ao rosa. Ela é bem resistente a qualquer tipo de solo, mas não tolera baixas temperaturas.

Quebracho (foto //www.inaturalist.org/taxa/745716-Schinopsis-brasiliensis)

Possui folhas alternas e inflorescências paniculadas, com flores em tons amarelados, que exalam suave aroma, que atraem as abelhas, que as polinizam. Os frutos são assimétricos com variadas sementes. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades medicinais

A planta apresenta as seguintes propriedades medicinais  anti-inflamatória, anti-histérica, nevrostênica, cicatrizante, antidiarreica, vermífuga e tônica

Serve para quê?

Na medicina popular, a tintura da resina, em pequena dose, é usada por possuir propriedade tônica. É usada pelos índios kariri-xocó e xocó para alívio de diversos males. Ela é empregada no combate de verminose de animais domésticos.

A casca triturada e cozida é usada para aliviar dores de dentes. O chá da casca é usado no combate à dor de ouvido. O tanino extraído da casca é utilizado no beneficiamento do couro, por variadas indústrias.

Quebracho (foto //faunaefloradorn.blogspot.com/2019/06/barauna-schinopsis-brasiliensis-engl.html)

Ela é utilizada como uma árvore ornamental, bem apropriada para decorar os pastos de fazendas e também no paisagismo de cidades.

Sua madeira é usada na fabricação de móveis e mourões de cerca, para fabricação de pontes, coxos e casas, mas, contudo, tais finalidades são avaliadas e controladas pelos órgãos de proteção das matas, pois a planta corre risco de extinção.

Onde encontrar?

Encontrada em forma de extrato, em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Utilização e propriedades medicinais do Quebracho"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.