A Piranheira (Piranhea trifoliata) é uma planta de origem americana, sendo encontrada no Brasil, Bolívia e Venezuela. No Brasil, ela frequentemente habita os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. Ela é conhecida popularmente como piranheira, pois seus frutos e sementes são usados como alimento, por piranhas e outros peixes.
Descrição
A árvore atinge grande porte, e pode viver mais de 400 anos. Seus ramos são bem desenvolvidos, e em geral estão parcialmente submersos nas margens dos rios. O tronco possui cascas de cor cinza, estriadas longitudinalmente. Suas flores atraem variados insetos, principalmente as abelhas. Prefere locais úmidos e alagados, por isso é encontrada em beiradas de rios, várzeas e igarapés.
Propriedades Medicinais
A planta apresenta algumas propriedades medicinais tais como antimalárica, anti-inflamatória, cicatrizante, antioxidante e antimicrobiana.
Serve para quê?
As cascas são utilizadas, na medicina popular, como curativo para inflamação no útero; em banhos de assento; e em forma de chá no tratamento de malária.
Outras indicações da casca são para alívio de dores no fígado, rim, estômago, ferimentos, diarreia, e cicatrização de sarna, bicheira ou pereba.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Sua madeira é usada para produção de canoas, que são amplamente usadas pela população ribeirinha, para locomoção e transporte de pequenas cargas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp