Conheça a Piranheira, suas propriedades e benefícios

A Piranheira (Piranhea trifoliata) é uma planta de origem americana, sendo encontrada no Brasil, Bolívia e Venezuela. No Brasil, ela frequentemente habita os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. Ela é conhecida popularmente como piranheira, pois seus frutos e sementes são usados como alimento, por piranhas e outros peixes.

Piranheira (foto https://opefe.com/pirafruit_seeds.html)

Descrição

A árvore atinge grande porte, e pode viver mais de 400 anos. Seus ramos são bem desenvolvidos, e em geral estão parcialmente submersos nas margens dos rios. O tronco possui cascas de cor cinza, estriadas longitudinalmente. Suas flores atraem variados insetos, principalmente as abelhas. Prefere locais úmidos e alagados, por isso é encontrada em beiradas de rios, várzeas e igarapés.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta algumas propriedades medicinais tais como antimalárica, anti-inflamatória, cicatrizante, antioxidante e antimicrobiana.

Serve para quê?

Piranheira (foto https://en.wikipedia.org/wiki/Piranhea_trifoliata)

As cascas são utilizadas, na medicina popular, como curativo para inflamação no útero; em banhos de assento; e em forma de chá no tratamento de malária.

Outras indicações da casca são para alívio de dores no fígado, rim, estômago, ferimentos, diarreia, e cicatrização de sarna, bicheira ou pereba.

Sua madeira é usada para produção de canoas, que são amplamente usadas pela população ribeirinha, para locomoção e transporte de pequenas cargas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Conheça a Piranheira, suas propriedades e benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.