Aibika, propriedades medicinas e sua diversidade de aplicação

Aibika (Abelmoschus manihot) é uma planta de origem asiática, sendo usada na medicina popular e na alimentação, além de ser muito popular entre os asiáticos.

Ela conhecida ainda por outros nome tais como  Hibiscus comestível, Sunset muskmallow, Sunset hibiscus e Hibiscus manihot.

Descrição

A planta é um arbusto que pode atingir até 5 metros de altura e prefere locais com altitude, que varia de 700 a 1.700 metros e solos rochosos.

Aibika

Aibika (foto https://www.gardenia.net/plant/abelmoschus-manihot)

Cresce também próxima a riachos e terrenos agrícolas, que são ricos em nutrientes. Produz belas flores amarelas que são polinizadas por insetos e propaga-se por sementes.

Propriedades medicinais

O arbusto possui algumas propriedades medicinais tais como cicatrizante, expectorante, emenagoga e anti-inflamatória,  sendo usada na forma de chá ou suco.

Serve para quê?

Suas flores e raízes são usadas para alívio de dores de dentes, bronquite, entorses e para a cicatrização de feridas e machucados.

Na culinária as folhas jovens e os botões das flores são usados crus ou cozidos, em variadas receitas, e apresentam sabor adocicado.

Aibika

Aibika (foto https://www.flickr.com/photos/dinesh_valke/5000910067)

No Japão, suas raízes são usadas juntamente com a amoreira para a fabricação de papel, sendo a raiz bem macerada e sua mucilagem preparada tal finalidade.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites, que trabalham com sementes e mudas de plantas e em farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aibika, propriedades medicinas e sua diversidade de aplicação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.