Propriedades Medicinais e aplicações do Narciso para a saúde

Narciso (Narcissus poeticus) é uma planta de origem europeia; conhecida desde a antiguidade por sua beleza e pela lenda, que remete ao Narciso, que era apaixonado por si mesmo e sua beleza. Ela é nominada ainda de olho de faisão e narciso do poeta.

Descrição

A planta é de ciclo perene, pouco exigente em relação ao solo, frequência de rega e temperatura, sendo de fácil cultivo; mas há a preferência por solos ricos em nutrientes e luz solar boa parte do dia.

Narciso (//plantasflores.net/narcissus-poeticus/)

Produz belas flores, que têm um anel de pétalas brancas e uma pequena coroa em amarelo com borda avermelhada, que atraem variados insetos, mas o mais atraído é a abelha, pois a flor é rica em néctar.

Ela pode chegar até 40 centímetros de altura, produz flores extremamente perfumadas, sendo comumente utilizada para fins aromáticos ou decorativos. Seus frutos são em forma de cápsulas. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como afrodisíaca; antiespasmódica; catártica; emética; narcóticas e sedativas.

Ela possui propriedades medicinais, mas pode ser tóxica também, o que exige cautela em seu uso e conhecimento da planta e sua utilização.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada em projetos paisagísticos, em bordadura de jardins, canteiros e praças, colorindo e perfumando o local onde se faz presente.

Narciso (foto //www.gardenersworld.com/plants/narcissus-poeticus-var-recurvus/)

Na medicina popular, é usada em forma de extrato, para alívio contrações musculares; infecções espasmódicas; disenterias; diarreias; epilepsias; histeria e febre intermitente.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em projetos paisagísticos, em farmácias de manipulação; e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades Medicinais e aplicações do Narciso para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.