Propriedades medicinais, benefícios e utilização da Moreira

Moreira (Maclura tinctoria) é uma planta de origem americana, reunida em 28 gêneros de Moraceae e aproximadamente 340 espécies, que são representadas por árvores, arbustos, gramíneas e trepadeiras.

Ela é conhecida por vários nomes tais como Amora-branca, tatajuva, leite-de-moreira, tatajiba, jataíba, tatané, pau-amarelo e pau-de-fogo.

Moreira

Moreira (foto http://chalk.richmond.edu/flora-kaxil-kiuic/m/maclura_tinctoria.html)

Descrição

A planta pode atingir de 15 a 30 metros e seu tronco de 50 a 100 cm, que é coberto por espinhos. Todas as partes da planta soltam látex amarelo. Possui crescimento rápido e se desenvolve bem a céu aberto, e forma sombras, que servem de proteção e crescimento das plantas secundárias.

Produz folhas simples, com a parte inferior verde mais clara, e medem de 8 a 15 cm de comprimento.

A floração ocorre de setembro a outubro. Produz flores masculinas e femininas, sendo a  inflorescência feminina capitada, axilar, geralmente solitária, subglobosa, de coloração esverdeada, com aproximadamente 10 mm de diâmetro. A masculina é espiciforme, axilar, em geral solitária, de coloração amarelo-pálida a creme, com 3 a 11 cm de comprimento.

Os frutos são doces e consumidos ao natural, mas pouco difundidos com alimento. São apreciados especialmente pelas aves, que contribuem com a dispersão de suas sementes. Propaga-se por sementes ou mudas, prefere locais úmidos, ensolarados e ricos em nutrientes.

Moreira (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:1151750-2)

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como antimicrobiana, antibacteriana, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, adstringente e cicatrizante.

Serve para quê?

Sua madeira é moderadamente pesada, dura, flexível, com alta resistência ao ataque de fungos e cupins, mesmo em condições favoráveis ao apodrecimento. Ela é usada na fabricação de postes, mourões, esteios, estacas, cruzetas, dormentes, caibros, vigas, tacos e tábuas para assoalhos, cabos de ferramentas, revestimentos decorativos, peças e torneadas.

Na medicina popular, as folhas e cascas do caule são adstringente e cicatrizante, e ajudam a aliviar dores reumáticas. O látex possui ação anti-inflamatória e analgésica, sendo empregada para alívio de dores de dente. A resina é usada na preparação de corantes para diversas finalidades.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais, benefícios e utilização da Moreira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.