Moreira (Maclura tinctoria) é uma planta de origem americana, reunida em 28 gêneros de Moraceae e aproximadamente 340 espécies, que são representadas por árvores, arbustos, gramíneas e trepadeiras.
Ela é conhecida por vários nomes tais como Amora-branca, tatajuva, leite-de-moreira, tatajiba, jataíba, tatané, pau-amarelo e pau-de-fogo.
Descrição
A planta pode atingir de 15 a 30 metros e seu tronco de 50 a 100 cm, que é coberto por espinhos. Todas as partes da planta soltam látex amarelo. Possui crescimento rápido e se desenvolve bem a céu aberto, e forma sombras, que servem de proteção e crescimento das plantas secundárias.
Produz folhas simples, com a parte inferior verde mais clara, e medem de 8 a 15 cm de comprimento.
A floração ocorre de setembro a outubro. Produz flores masculinas e femininas, sendo a inflorescência feminina capitada, axilar, geralmente solitária, subglobosa, de coloração esverdeada, com aproximadamente 10 mm de diâmetro. A masculina é espiciforme, axilar, em geral solitária, de coloração amarelo-pálida a creme, com 3 a 11 cm de comprimento.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Os frutos são doces e consumidos ao natural, mas pouco difundidos com alimento. São apreciados especialmente pelas aves, que contribuem com a dispersão de suas sementes. Propaga-se por sementes ou mudas, prefere locais úmidos, ensolarados e ricos em nutrientes.
Propriedades Medicinais
Ela é rica em propriedades medicinais tais como antimicrobiana, antibacteriana, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, adstringente e cicatrizante.
Serve para quê?
Sua madeira é moderadamente pesada, dura, flexível, com alta resistência ao ataque de fungos e cupins, mesmo em condições favoráveis ao apodrecimento. Ela é usada na fabricação de postes, mourões, esteios, estacas, cruzetas, dormentes, caibros, vigas, tacos e tábuas para assoalhos, cabos de ferramentas, revestimentos decorativos, peças e torneadas.
Na medicina popular, as folhas e cascas do caule são adstringente e cicatrizante, e ajudam a aliviar dores reumáticas. O látex possui ação anti-inflamatória e analgésica, sendo empregada para alívio de dores de dente. A resina é usada na preparação de corantes para diversas finalidades.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp