Miosótis, pequena e poderosa em propriedades para a saúde

Avalie esta postagem

Miosótis (Myosotis) é uma planta de origem européia; reunida em mais de 200 espécies, sendo usada desde a antiguidade por suas propriedades terapêuticas para alívio de diversos males.

Ela é conhecida como não-me-esqueças; fazendo parte do simbolismo de amantes, que ofereciam a rosa ao amado para ser sempre lembrado.

Em outras línguas ela é chamada de “Forget-me-not” (Inglês); “Vergissmeinnicht” (Alemão); “Nomeolvides” (Espanhol) e “Nontiscordardimé” (Italiano).

A planta está fortemente ligada ao folclore europeu; sendo utilizado como amuleto e significados de irmandade, principalmente entre os alemães.

Cultivo do Miosótis

Ela prefere regiões de clima frio, solo ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. A planta pode atingir entre 20 e 30 cm de altura, produz flores hermafroditas, em forma de espigas, em tons azulados, que são polinizadas pelos insetos. Elas são propagadas por sementes ou mudas.

Propriedades terapêuticas

Miosotis (foto http://www.hotelroomsearch.net/im/hotels/fr/le-myosotis-16.jpg)

Miosotis (foto http://www.hotelroomsearch.net/im/hotels/fr/le-myosotis-16.jpg)

A planta é rica em propriedades terapêuticas tais como antiastênica, adstringente, oftálmica, expectorante, suavizante, cicatrizante, anti-inflamatória e sedativa.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá, para alívio de tosses secas e bronquites; além de possuir efeito sedativo, auxiliando na qualidade do sono. É aplicada para aliviar o desconforto de conjuntivites. Na forma de emplastro, é aplicada em feridas para acelerar sua cicatrização.

Suas flores e folhas são comestíveis, sendo aplicadas na preparação de variadas receitas culinárias e na ornamentação de diversos pratos.

A planta é amplamente utilizada em projetos paisagísticos, pois suas flores colorem a vegetação; garantindo alegria e beleza aos espaços.

As flores possuem um aroma agradável, sendo usada pela indústria cosmetológica para preparação de sabonetes e perfumes.

Miosótis (foto https://www.crocus.co.uk)

Miosótis (foto https://www.crocus.co.uk)

Onde encontrar?

Ela é encontrada em drogarias e lojas que comercializam sementes e mudas de plantas; além de serem vendidas em sites. Encontrada ainda em sabonetes, loções e perfumes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

 

Be the first to comment on "Miosótis, pequena e poderosa em propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.