Propriedades medicinais e aplicações do Maracujá-melão

O Maracujá-melão (Passiflora quadrangularis) é uma planta de origem desconhecida, mas é encontrada em praticamente todo os continentes do planeta. Ele é conhecido ainda como maracujá gigante, maracujá-açú e Granadilho Gigante.

Descrição

A planta possui forma de trepadeira, que produz flores abundantes, grandes, avermelhadas e perfumadas; além de atrair muitos insetos, tais como a abelha. Produz um grande fruto, que apresenta várias sementes, polpa adocicada e casca grossa.

Maracujá-melão

Maracujá-melão (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Propaga-se por mudas e sementes. Prefere solos ricos em nutrientes, luz solar boa parte do dia e rega frequente, mas sem encharcamento. Geralmente de um a dois anos ela começa a produção dos frutos, o que pode ser influenciado pela qualidade do solo.

Propriedades medicinais

Ele é rico em propriedades medicinais tais como diurética, antioxidante, vermífuga, antidiarreica, antiescorbútica, estomacal, calmante, sedativa e cicatrizante.

Serve para quê?

A planta é usada para finalidades ornamentais como caramanchões e cercas-vivas, empregada ainda para delimitação de espaços, por apresentar múltiplas flores em antese simultânea, abundantes, grandes, fragrantes e coloridas, com longo período de floração no ano.

Ela é amplamente disseminada nas regiões tropicais do mundo, nas quais é produzida, em pequena escala, para comercialização dos frutos, o que ocorre bem próximo às regiões de cultivo.

Os frutos comestíveis são empregados na produção de sucos, mousses, sorvetes, caldas e variadas aplicações culinárias. A casca pode ser utilizada cozida, como vegetal, em forma de salada; ou em variadas receitas doces ou salgadas.

As folhas exuberantes apresentam propriedades medicinais; alem de amplo sombreamento para áreas externas de lazer.

Maracujá-Melão (foto Evandro Marques - www.coisasdaroca.com)

Maracujá-Melão (foto Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Na medicina popular, as folhas misturadas com óleo, são usadas como cataplasma calmante; além de empregadas para problemas hepáticos.  A fruta ajuda na saúde estomacal e a casca alivia dores de cabeça, insônia e diarreia. A raiz da planta pode ser tóxica e venenosa.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em pomares frutíferos, em quintais das casas de roça; além de comercializado em sites, que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicações do Maracujá-melão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.