Mama-Cadela (Brosimum gaudichaudii Tréc) é uma planta encontrada no cerrado brasileiro, comumente usada na medicina popular, para alívio de diversos males.
Cultivo
A planta se apresenta em forma de arbusto ou arvoreta, atingindo até 4 metros de altura; possui ramos tortuosos e latescentes. É bem resistente às temperaturas mais altas, escassez de água e diferentes tipos de solos.
As folhas são simples, alternas, de consistência bem firme, com pecíolo ou cabinho curto, face inferior aveludada, nervuras principais amareladas na face superior. A planta é monoica, ou seja, possui flores unissexuadas no mesmo indivíduo.

As flores são pequenas, verde-amareladas, agrupadas na extremidade de pedúnculos pendentes das axilas das folhas; e polinizadas por abelhas e libélulas.
Os frutos alaranjados, com polpa alaranjada, possuem forma de drupas, compostas pelo desenvolvimento e fusão dos ovários das minúsculas flores reunidas, alcançando 3 cm de diâmetro. A propagação é por sementes ou dispersos por animais silvestres.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades Terapêuticas
Ela apresenta propriedades depurativa, expectorante, digestiva, cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória.
Serve para quê?
Ela é usada na medicina popular, para alívio de problemas digestivos, para evitar a queda do cabelo, para gripe, resfriados e problemas na pele tais como coceiras e dermatites.
Os frutos maduros são comestíveis in natura, ou na preparação de doces, geleias, sorvete, picolés e mousses.

A madeira, quebradiça, leve e macia, tem aplicações na marcenaria e para a produção de papel pela indústria.
As folhas e frutos integram a dieta de bovinos; com bom potencial forrageiro; além de ser um excelente complemento para a alimentação dos animais.
As raízes são usadas ainda como aromatizante de tabaco para cachimbo; ou cigarro de palha, comumente usada nas roças brasileiras.
Onde encontrar?
Ela é usada na fabricação de comprimidos, extratos, tinturas, pomadas e cremes; ou na forma de chás ou emplastros; sendo comercializada em farmácias de homeopatia, drogarias e sites que comercializam plantas medicinais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp