Losna: com seu sabor amargo e repleta de propriedades para a saúde

Losna (Artemisia absinthium) é uma planta medicinal originada da Europa, conhecida desde os tempos mais antigos e por vários nomes tais como erva-do-fel, absinto, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes.

Na antiguidade era utilizada principalmente na forma de licor por suas qualidades inebriantes e alucinógenas; além de fazer parte de rituais gregos para a deusa Ártemis, que cuidava da fecundidade e da caça.

Cultivo da Losna

É uma planta herbácea, de ciclo perene, que alcança de 1 a 1,20 m de altura. Tem preferência por solo arenoso e rico em nutrientes, mas exige rega constante sem encharcamento. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas, que são reunidas em pequenos cachos. É considerada erva daninha, devido ao crescimento rápido e multiplicação de mudas.

Em algumas regiões do Brasil, a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais, costuma-se utilizar mais as folhas que as flores. Ela é propagada pelas sementes, mudas ou estaquias.

Losna ( foto fonte https://shop.tranceplants.net/products/absinthe)

Losna ( foto fonte https://shop.tranceplants.net/products/absinthe)

Propriedades Terapêuticas

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como digestiva, aperitiva, anti-inflamatória, vermífuga e estomacal; sendo amplamente utilizada na medicina popular para alívio de vários males.

Ela é usada para alívio da digestão e problemas referentes ao aparelho digestivo; além de apresentar um forte sabor amargo.

Ela é usada em forma de chá para uso externo e interno. Externamente é empregada para pulverizar canis, galinheiros e outros locais onde dormem pequenos animais, para combater pulgas, piolhos e carrapatos.

Internamente, em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta, podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. Uma de suas substâncias, é a tuinona, que pode produzir efeitos altamente perigosos à saúde.

Onde encontrar a Losna?

Ela é facilmente encontrada em hortas domésticas, em vasos e jardins; além lojas especializadas em fitoterapia e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Losna ( foto fonte https://keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/artemisia_verlotiorum.htm)

Losna ( foto fonte https://keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/artemisia_verlotiorum.htm)

Be the first to comment on "Losna: com seu sabor amargo e repleta de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.