Efedra desde a antiguidade conhecida por suas propriedades

5 (100%) 1 vote

Ela é conhecida na China, como Ma-huang (adstringente amarelo); além de muito popular pelo exército chinês, com o objetivo de deixar os soldados acordados.

Atualmente, ela é cultivada em diversos locais do mundo tais como Europa, Índia, América do Norte, Austrália e Afeganistão.

Cultivo

A planta apresenta altura entre 30 e 50 cm, cujo caule é longo e fino; suas folhas pequenas possuem escamas nas ligações.

Efedra (//www.worldbotanical.com)

Efedra (//www.worldbotanical.com)

Ela é um arbusto isolado, desprovido de folhas, à primeira vista. Possui finos ramos esverdeados, com pequenas folhas mais ou menos esbranquiçadas. As diminutivas flores de cor verde-amarelada são dispostas em cachos, nas extremidades dos ramos e visitadas por insetos.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como broncodilatadora, sudorífica, descongestionante, diurética, estimulante, redutora de apetite e tônico muscular. Seus princípios ativos são a efedrina, pseudoefedrina e norpseudoefedrina, que são matérias-primas de diversos medicamentos.

 Serve para quê?

Ela é usada na fitoterapia como um medicamento em forma de cápsulas, tabletes e extratos feitos com as folhas secas e o caule; além de popularmente usada como chá.

Seu uso foi regulamentado pela Anvisa, sendo empregado como matéria-prima de medicamentos controlados; além de proibido em suplementos dietéticos ou outros tipos de entorpecentes.

Efedra (foto //www.portaldoholanda.com.br/)

Efedra (foto //www.portaldoholanda.com.br/)

Ela é empregada para ajudar no tratamento de afecções como rinite vasomotora, sinusite crônica, gripe, asma, bronquite, dores de cabeça; além de congestão nasal.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácias de manipulação, em drogarias e em sites que comercializam sementes e mudas de  plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Efedra desde a antiguidade conhecida por suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.