Dentre os artrópodes mais conhecidos pelos brasileiros, as aranhas são um grupo com indivíduos bem variados e de beleza bem peculiar. E uma das mais comuns do Brasil é a aranha de pernas compridas, da espécie Pholcus phalangioides, encontrada principalmente em quinas de parede e em locais mais escuros das residências.
Conhecida por ser inofensiva a seres humanos, a aranha de pernas compridas também é uma excelente tecelã, elaborando teias onde ficam alocadas suas presas. Confira a seguir algumas das principais curiosidades sobre ela.

Conheça a espécie
Assim como as demais espécies de aranhas, inclusive as temidas caranguejeiras, a aranha de pernas compridas é um representante do grupo dos Artrópodes; que apresentam corpo com exoesqueleto de quitina e apêndices articulados. Além disso, por ser uma aranha, possui seu corpo dividido em cefalotórax e abdome; além de glândulas produtoras de veneno, o qual será utilizado para capturar suas presas.
Como seu próprio nome sugere, a aranha de pernas longas apresentam um corpo bem pequeno, que nas fêmeas mede cerca de 9 mm; e nos machos, é ligeiramente menor. Contudo, suas pernas podem ser até 6 vezes maiores que seu corpo, fazendo com que o indivíduo chegue a um comprimento de até 7 centímetros.

Hábitos da aranha de pernas compridas
Embora seja encontrada principalmente em habitações humanas, em paredes ou até mesmo no interior de armários; ela também pode ser encontrada na natureza em troncos e rochas, dando preferência a locais mais escuros. Assim como todas as espécies de aranha, a aranha de pernas longas é carnívora, se alimentando de insetos, e até mesmo de outras aranhas pequenas que encontra em seu caminho. Desse modo, utilizam seu veneno para matar a presa, sendo este não prejudicial a humanos.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Além disso, é uma espécie solitária, que somente é encontrada aos pares durante o período reprodutivo. Após o cópula, a fêmea é a responsável pelo transporte dos ovos (que podem chegar a um número de 30) em um pequeno casulo formado pela teia que produz em suas fiandeiras. Logo após o nascimento, os filhotes são bem transparentes, e sofrem diversas mudas até atingirem a maturidade sexual; e vivem por até 3 anos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp