Cipó-chumbo (Cuscuta racemosa) é uma planta parasita encontrada em quase todas as regiões brasileiras; conhecida por vários nomes tais como tinge-ovos, cipó-dourado, espaguete, fios-de-ovos, fios-de-ouro e aletria. Ele é nativo da Mata Atlântica e cerrado.
Ele é conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular para alívio de diversos males, principalmente da digestão. Propaga-se por sementes ou pelos próprios ramos.
Curiosidade sobre o Cipó-Chumbo
Na vida adulta, ele possui raízes especiais, chamados de haustórios ou raízes sugadoras, sem coifa (meristema de crescimento das raízes); que penetram no caule das plantas superiores tais como árvores e arbustos altos, até seu floema, do qual sugam a seiva produzida na planta hospedeira para se alimentarem.
Ele não possui folhas, suas células não possuem clorofila e não realizam fotossíntese. É provido de caule, fino, de cor marrom, castanho ou amarelo; que faz jus ao nome de fios-de-ovos. Suas flores são amarelas, róseas ou brancas. Os frutos contêm uma semente em cada lóculo.

Cipó-chumbo (foto fonte http://www.panoramio.com/photo/85467774)
Propriedades Medicinais
Ele apresenta diversas propriedades medicinais tais como antidiarreica, cicatrizante, laxante,balsâmica, diurética, adstringente, hepática, purgativa, detergente natural e expectorante.
Ele é utilizado na medicina popular, para facilitação da digestão, para cicatrização de feridas, queimaduras, alívio de tosses e dos terríveis furúnculos.
Indicações do Cipó-chumbo
Ele é usado, na medicina popular, em forma de chá para problemas internos; em forma de cataplasma para uso externo. Na forma de pó para feridas, irritações e queimaduras da pele.
Onde encontrar o Cipó-chumbo?
Ele é facilmente encontrado em beiras de estradas, em pastagens, terrenos baldios, mas sempre emaranhando em outra planta hospedeira que lhe garante alimento.
Em alguns locais, ele cobre a arvore hospedeira por completo, podendo levá-la à morte, por sugar todos os seus nutrientes.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Cipó-chumbo: planta parasita encontrada em várias regiões brasileiras"