O chapéu-de-couro (Echinodorus sp.) também conhecido como erva-do-brejo, erva-do-pântano, congonha-do-brejo e chá-mineiro, é uma planta pertencente à família Alismataceae, onde também estão colocadas as plantas conhecidas como sagitárias.
Onde encontrar o chapéu-de-couro?
A planta é nativa do Brasil, sendo encontrada desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul, sempre em ambientes mais pantanosos ou junto a cursos d’água.
Características do chapéu-de-couro
As folhas são ovaladas, coriáceas, com nervuras bem destacadas. Os pecíolos (cabinho da folha) são rígidos e podem atingir mais de 1m de comprimento.
As flores são brancas, bem pequenas, e têm o formato de uma taça. Dispõem-se em um eixo, formando uma inflorescência (tecnicamente chamada de panícula). O fruto é seco do tipo aquênio, com apenas uma semente.
A propagação da planta pode ser por meio de sementes ou por meio de brotos que partem do ramo principal.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Uso na medicina popular
O chá de suas folhas é um dos mais populares como diurético e depurativo do organismo. É usado como antirreumático, em problemas do trato urinário. Externamente, no tratamento de problemas cutâneos, inclusive para tirar manchas da pele. Na forma de bochechos e gargarejos para afecções da garganta, estomatite e gengivite. Também pode ser usado em banhos de assento, duas ou três vezes ao dia, para tratamento de prostatite.
É interessante ressaltar que estudos toxicológicos em animais não demonstraram efeitos nocivos. Por falta de estudos, sugere-se evitar o uso em gestantes.
Também não é recomendado tomar o chá com uso simultâneo de outra medicação.
(Informações obtidas do site https://hortodidatico.ufsc.br/chapeu-de-couro)
Como usar o chapéu-de-couro?
Infusão: uma colher (sobremesa) do pó das folhas para cada xícara (chá) de água fervente. Tomar 1 xícara 2 vezes ao dia.
Em muitas regiões, é comum o uso das folhas verdes (cerca de 20g de folhas para 1 L de água).
Decocção: uma colher (sopa) folhas picadas para 1 xícara de água fria. Ferver por 3 minutos e abafar. Coar e tomar 1 xícara 2 vezes ao dia.
Com as raízes e o rizoma (caule), pode-se fazer um macerado e usá-lo como emplasto, para tratamento
de furúnculos e dermatites.
É sempre importante ressaltar que o uso de plantas medicinais não substitui o acompanhamento médico.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp