Origem, aplicação e benefícios da Caatinga para a saúde

Caatinga (Kalanchoe brasiliensis) é uma planta de origem australiana; sendo conhecida popularmente por saião e coirama. Ela é uma das espécies de saião muito comum na medicina popular brasileira.

Atualmente ela é encontrada em quase todos os continentes; e no Brasil, ela é muito popular nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Caatinga (foto https://guiadassuculentas.com/)

Descrição

A planta de pequeno porte é um sub-arbusto, com ramos intumescidos, folhas elípticas ou lanceoladas, crenuladas e suculentas.

Ela é de fácil cultivo, possui crescimento rápido, além de ter fácil manejo. A espécie prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

A inflorescência é em formato de espiga terminal, com flores verdes e arroxeadas, além de atrair variados insetos. Ela propaga-se por pedaços do caule, por meio das folhas e das pequenas sementes.

Propriedades medicinais

A planta possui variadas propriedades medicinais tais como ação anti-hipertensiva, diurética, antitumoral, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, hidratante e emoliente.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular para alívio de males do estômago, na cicatrização de feridas, furúnculos, úlcera e gastrite, além de usada para controle da tosse.

Caatinga (foto https://viveravidacomendo.blogspot.com/)

Todas as partes da planta são aproveitadas, mas a mais comum é a folha; sendo empregada em forma de chá, emplastro e extrato.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) patenteou um novo produto hidratante, criado a partir de uma formulação cosmética inovadora, que contém como parte de sua elaboração o extrato das folhas da Caatinga.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em pequenos jardins, em floricultura; além de comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, aplicação e benefícios da Caatinga para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.