Barbasco e sua versatilidade de propriedades terapêuticas

Barbasco ( Verbascum thapsus) é uma planta de origem africana,  mas disseminada em vários continentes por causa de suas propriedades terapêuticas, que são empregadas na medicina popular.

Cultivo

A planta possui ciclo bienal e pode atingir até 180 centímetros, tem preferência por solos mais secos e luz direta boa parte do dia. Possui folhas aveludadas e flores, que ficam amareladas no verão. As sementes aparecem no outono, deixando a árvore repleta de pontos pretos. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades

Suas folhas e flores apresentam diversas propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, anti-inflamatória, antisséptica, antialérgica, antiespasmódica, adstringente, diurética, emoliente, sedativo e expectorante.

Serve para quê?

As parte mais usadas são as flores, folhas e raízes, que são amplamente utilizadas na medicina popular, em forma de chá para alívio de doenças respiratórias tais como bronquite e asma.

Barbasco com inflorescência (Foto: Evandro Marques)

Na forma de emplastro, para uso externo, é aplicado em feridas e machucados para acelerar a cicatrização; além de ajudar na extração de farpas.

As sementes, em forma de decocção, são usadas para melhora de rachaduras nos pés e para alívio de frieiras.

Suas folhas são usadas na fabricação de remédios homeopáticos para diversas finalidades, principalmente para alívio de dores de cabeça. Elas são usadas ainda, em forma de decocção, adoçadas com mel ou açúcar mascavo, para alívio de tosses.

As folhas possuem rotenona e cumarina, sendo o primeiro usado como inseticida e a cumarina pode ajudar a prevenir a coagulação do sangue.

Barbasco com detalhe do caule (Foto: Evandro Marques)

Suas raízes são usadas, pelos indígenas norte-americanos, para confecção de colares e outros artesanatos.

Onde encontrar?

Por se de fácil cultivo pode ser cultivado em hortas domésticas. A planta é  comercializada em farmácias homeopáticas e em sites especializados em sementes e mudas de plantas. Ele é encontrado em forma de cápsulas e tinturas, sendo usado para diversas finalidades.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Barbasco e sua versatilidade de propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.