Uso, propriedades medicinais e aplicação do Aranto

Aranto (Kalanchoe daigremontiana) é uma planta de origem africana, conhecida desde a antiguidade por suas propriedades medicinais e popularmente por Mãe-de-milhares e Planta-maternidade.

Acredita-se que ela chegou ao Brasil com os escravos, que a utilizavam na medicina popular e alívio de diversos males.

Descrição

A planta prefere clima tropical a subtropical para seu desenvolvimento, por isso adaptou bem ao clima brasileiro. Ela é de ciclo perene e pode alcançar até um metro de altura.

Aranto (foto Evandro Marques www.coisasdaroca.com)

Prefere luz solar direta boa parte do dia, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Não suporta geadas e propaga-se por mudas e estaquias.

Ela produz centenas de pequenos brotos ao longo da borda das folhas, que ao se desprenderem, dão origem às novas plantas.

As folhas são opostas, estreitas, pontiagudas, serrilhadas, suculentas, com  formato oblongo a lanceolado e seu comprimento varia de 15 a 20 centímetros.

A coloração das folhas varia do verde, creme e cinza na parte superior; e pode apresentar manchas roxas na face inferior.

Sua floração é anual, com inflorescência terminal, em forma de guarda-chuva com pequenas flores, que possuem formato de sino, de cor rosa acinzentada ou laranja.

Propriedades medicinais

Ela possui propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, sedativa, anti-histamínica, cicatrizante, analgésica, adstringente e antitumoral.

Serve para quê?

Aranto (foto Evandro Marques www.coisasdaroca.com)

Amplamente usada para finalidades ornamentais, em jardins, canteiros e praças, por ser de fácil cultivo e exigir pouco cuidado para seu desenvolvimento.

Na medicina popular, é usada para aliviar doenças de pele, lesões, feridas, gangrenas e hemorragias; além de usada para tratar cólicas, hipertensão, febre e diarreia.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em jardins, canteiros e praças; além de comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médio e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Uso, propriedades medicinais e aplicação do Aranto"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.