Conheça as propriedades e benefícios do Lulo para a saúde

Lulo (Solanum quitoense) é uma planta nativa dos Andes, sendo comum no Equador e na Colômbia e conhecida popularmente por Naranjilla.

Pertence à família Solanaceae, que é a mesma da berinjela, pimenta e tomate, sendo muito popular para extração de sucos.

Descrição

Lulo

Lulo (foto https://www.echocommunity.org/resources/8e62dcfa-24dc-4a63-9f1a-4d8a30b54522)

A planta possui forma de arbusto, que pode alcançar até dois metros de altura, sendo de fácil cultivo, crescimento rápido, tendo preferência por solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Seu caule é firme e apresenta espinhos, assim como suas folhas. Prefere clima tropical e pouco resistente a geadas. As flores possuem tonalidades brancas e arroxeadas, são hermafroditas e polinizadas por insetos. Propaga-se por mudas e sementes.

Seu fruto, esférico e alaranjado, quando maduro, possui  polpa suculenta e ácida, podendo assim ser consumido in-natura, em sucos, sorvetes ou doces.

Propriedades nutricionais

O fruto é rico em fibras, proteínas, vitaminas A e C; além possuir os sais minerais cálcio, fósforo e ferro. Apresenta altos índices de antioxidantes, sendo que seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Serve para quê?

Lulo

Lulo (foto https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Solanum_quitoense_13zz.jpg)

Os frutos são consumidos crus ou cozidos, mas os pelos devem ser retirados, antes da ingestão ou preparação de receitas, pois ele é empregado em molhos e conservas.

Pode ser usada em projetos paisagísticos; além de ser plantada em canteiros, vasos e jardineiras, pois é de fácil cultivo.

Onde encontrar?

Pode ser facilmente cultivado em hortas domésticas ou pequenos jardins; além de comercializado em sites, que vendem sementes e mudas de plantas.

Be the first to comment on "Conheça as propriedades e benefícios do Lulo para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.