Conheça as propriedades medicinais e aplicação da Tuia

Tuia (Thuja occidentalis) é uma planta originada da América do Norte, conhecida por Tuia-maça, Árvore-da-vida, Cedro-branco, Tuia do Canadá e Pinheiro de cemitério.

Descrição

A planta é uma árvore resinosa, aromática, que pode alcançar entre 12 a 20 m de altura, com ramos laterais achatados, com tendência a serem pendentes, com disposição mais ou menos horizontal.

Tuia

Tuia (foto http://serralves.ubiprism.pt/species/show/1153)

As folhas possuem forma de escama, com uma glândula no dorso, sem faixa branca na página inferior. As flores estão reunidas em cones.

O fruto é uma pinha estreitamente ovoide, cujo tamanho pode variar de 8 a 12 mm, nas cores verde-amareladas e acastanhadas, com sementes ovoides e aladas.

Propaga-se pelas sementes ou estaquias, prefere locais úmidos e solos ricos em nutrientes, mas toleram temperaturas mais altas e alguma escassez de rega.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, expectorante, emenagoga, vermífuga, antirreumática e anti-hemorroidal.

Serve para quê?

Seus ramos são usados na medicina popular, para problemas uterinos e para controle da menstruação; além de servir para eliminar verrugas, para a saúde das vias respiratórias; além de ajudar na eliminação de alguns vermes.

Tuia

Tuia (foto http://serralves.ubiprism.pt/species/show/1153)

A madeira é macia, duradoura, muito leve, aromática, amarelo-acastanhada, clara, fácil de trabalhar; sendo utilizada no Canadá e nos Estados Unidos, para postes e travessas de carris.

Ela é usada para projetos paisagísticos, sendo empregada em jardins e praças; além de usada ainda como árvore de natal.

Ela deve ser usada com cautela, pois a planta é tóxica, por causa da tuiona, que pode produzir eczemas na pele dos operários, que trabalham com a sua madeira.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em drogarias e farmácias de manipulação, sendo comercializada em forma de folhas, óleo essencial ou tintura. Encontrada ainda em canteiros, jardins e praças.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Conheça as propriedades medicinais e aplicação da Tuia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.