Benefícios, aplicações e propriedades medicinais da Planta de Chumbo

Planta de Chumbo (Amorpha canescens) é nativa da América do Norte, sendo usada para finalidades ornamentais por causa de suas lindas e coloridas flores. Ela é conhecida também como cadarço do diabo.

Descrição

É um arbusto de folha caduca, que pode formar touceiras, e prefere solos úmidos ou bem drenado, com luz solar direta. Possui raízes profundas e por isso, adapta-se bem em solos pobres, arenosos e pouco secos.

Planta Chumbo (foto https://plants.ces.ncsu.edu/plants/amorpha-canescens/)

Produz flores, em cachos, que variam do lilás ao azulado. As folhas são alternadas e com folíolos verdes acinzentados e seus galhos são muito peludos. Propaga-se por sementes e atrai pássaros e borboletas. Habita florestas abertas, clareiras, bosques abertos e pradaria. Pode se tornar daninha em solos férteis.

A espécie é bem resistente a insetos ou doenças, mas pode apresentar manchas foliares, ferrugem, oídio e cancro.

Propriedades medicinais

A planta apresenta algumas propriedades medicinais tais como vermífuga, anti-inflamatória, repelente e cicatrizante, sendo empregada na medicina popular.

Serve para quê?

Na medicina popular, suas folhas, em forma de infusão, possui propriedade vermífuga e é usada para matar oxiúros ou quaisquer vermes intestinais. Usada também para tratar eczema.

A indústria farmacêutica utiliza suas folhas secas para produção de pomada para tratamento de cortes e feridas abertas. As raízes, em forma de decocção, são usadas para alívio de dores no estômago. Ajuda ainda a repelir variados insetos.

Planta Chumbo (foto https://www.gardenia.net/plant/amorpha-canescens-lead-plant)

Ela é usada como planta ornamental, por causa de suas belas flores, que podem fazer parte de jardins, praças e canteiros.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites que trabalham com sementes e mudas de plantas, e por ser de fácil cultivo pode ser facilmente cultivada em pequenos jardins, mas merece acompanhamento frequente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios, aplicações e propriedades medicinais da Planta de Chumbo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.