Origem e utilização da Hortênsia na ornamentação e medicina popular

Hortênsia (Hydrangea macrophylla) é de origem asiática, e é popularmente conhecida por hidrângea e sete-cascas; sendo empregada na ornamentação e como planta medicinal. Ela é símbolo da cidade gaúcha de Gramado.

Descrição

A planta é um arbusto caducifólio de base lenhosa, que pode chegar até 3 metros de comprimento. Ela produz ramos esverdeados quando jovens e castanhos quando ficam mais velhos.

Hortênsia

Hortênsia foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Preferem temperaturas mais baixas, solo fértil, bem drenado e rega constante sem encharcamento.

As folhas são simples, ovais, membranosas e serrilhadas e podem chegar até 20 cm de comprimento. As  inflorescências aparecem no início do verão até finais de outubro.

A espécie produz dois tipos de flores, as centrais (não ornamentais por não terem pétalas bem desenvolvidas) e as periféricas (ornamentais e com grandes pétalas coloridas, que são normalmente conhecidas como estéreis). As flores variam nas cores rosa, azul, roxo e vermelho; de acordo com o ph do solo, além de atrair muitas borboletas. No caso de solos ácidos, as flores são azuis; enquanto solos mais alcalinos produzem flores rosas. Propaga-se por meio de mudas.

Serve para quê?

Na medicina popular, a raiz seca, rizomas e folhas são utilizados para aliviar dores nas costas, que são geralmente causadas por problemas renais. Auxilia na saúde renal e no combate das pedras, além de prevenir a formação de novos cálculos. As folhas processadas possuem compostos anti-diabéticos capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue.

Outras formas de utilização ajudam a acalmar membranas de muco irritadas e no tratamento de artrite, descolamentos, feridas, fraqueza capilar, gota, infecções urinárias e queimaduras. Para uso externo, é usada em forma de compressas para queimaduras e feridas.

Hortênsia

Hortênsia foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Na ornamentação, são utilizadas com frequência na composição de jardins, parques e como flores de vaso para decoração de ambientes.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em floriculturas, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Hortênsia na ornamentação e medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.