Conheça o sapucaiú, também conhecido como castanha jarana

O sapucaiú é uma árvore com um sem-fim de nomes populares: inhaíba, inuíba, inhaba-gigante, inhaíba-de-rego, jarana, castanha-jarana, além de outros.

Sapucaiú – detalhe do fruto (Fonte: https://www.arvores.brasil.com.br/

A espécie (Lecytihis lurida) é uma planta da família Lecythidaceae, a mesma família à qual pertencem plantas como o abricó-de-macaco, a castanha-do-pará e a sapucaia.

Onde a planta é encontrada no Brasil:

O sapucaiú é encontrado na Mata Atlântica, em Minas Gerais e nos estados litorâneos do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e no Pará (Floresta Amazônica).

Características do sapucaiú:

Trata-se de uma árvore do grupo das  angiospermas dicotiledôneas, onde estão incluídas plantas muito populares como o arroz e o feijão, e árvores mais conhecidas como o eucalipto, o ipê e a mangueira.
O sapucaiú chega a alturas bem expressivas, podendo atingir até cerca de 30 m e compor o dossel superior das matas. A planta produz um caule lenhoso (tipo tronco), com madeira de boa qualidade.
As folhas são lisas, com cerca de 15 cm de tamanho. As flores são bem grandes (cerca de 5 cm), de coloração levemente amarelada e bastante visitadas por abelhas (são flores melíferas).

Sapucaiú – árvore Fonte: https://www.uba.mg.gov.br/

O fruto é do tipo cápsula, como ocorre com a sapucaia, parente próximo do sapucaiú. O detalhe, é que na sapucaia a tampa do fruto se abre naturalmente, enquanto no sapucaiú ela somente se solta quando o fruto entra ou decomposição ou é sofre ação de algum animal. A propósito, o fruto é bastante procurado por certos mamíferos roedores, como o paca e a capivara.

Sapucaiú e paisagismo:

A planta é pouco explorada em paisagismo. Um dos motivos é que os frutos são bem grandes e sua queda pode  trazer riscos às pessoas e danificar veículos.

 

Be the first to comment on "Conheça o sapucaiú, também conhecido como castanha jarana"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.