O impacto da Guerra na Ucrânia na exportação do amendoim

Além da preocupação gerada pela questão dos fertilizantes em relação à Guerra na Ucrânia, um outro produto vem despertado a atenção dos produtores: o amendoim. Isso porque, a ocorrência de uma guerra entre Rússia e Ucrânia envolve, além das questões humanitárias, dois dos maiores compradores desse vegetal do Brasil; comprometendo tanto a produção, quanto a exportação desse produto.

A Guerra na Ucrânia e a exportação do Amendoim

Tal preocupação dos produtores advém do fato de que a Ucrânia e a Rússia juntas, correspondem a quase 50% da exportação de amendoim pelo Brasil; de modo que em 2021, a Rússia importou cerca de 37% e a Ucrânia, cerca de 8%. Desse modo, os dois países juntos somam um total de mais de 300 milhões de dólares em compra desse produto.

Com o estabelecimento da guerra, os portos da Ucrânia tiveram de ser fechados em razão de ataques por mar, impedindo que os produtos chegassem ao país. Já em relação à Rússia, houve a suspensão de exportações para o país, tendo em vista as sanções que têm sido impostas a ele.

Desse modo, Tupã, um dos principais municípios exportadores de amendoim, já vem lidando com a ausência de exportações. Uma das empresas do município informou que há 100 contêineres em sua posse, os quais iriam para terras russas. Além disso, há 30 contêineres impedidos de chegar ao destino final, estando alocados temporariamente em Istambul, e outros 20 que não puderam ser embarcados.

A Guerra na Ucrânia e a exportação do Amendoim (imagem: Pixabay)

O impacto na exportação

Contudo, embora a exportação de amendoim corresponda a cerca de 1% do total das vendas brasileiras, deve-se ressaltar que tal dificuldade de exportação pode afetar o valor do produto; havendo uma desvalorização deste, e possíveis prejuízos para os produtores e indústrias nacionais.

Be the first to comment on "O impacto da Guerra na Ucrânia na exportação do amendoim"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.