Uma das trepadeiras que mais chamam a atenção por sua beleza incomparável é a jade, cujo nome científico é Strongylodon macrobotrys.
Também chamada de planta da amizade, a jade é assim denominada, em razão de sua coloração ser muito semelhante à da pedra preciosa jade; o que faz com que ela seja muito utilizada na decoração de jardins e áreas externas, em boa parte do país.
Características da espécie
Originária da região das Filipinas, a jade é uma planta que faz parte da família Fabaceae, na qual estão incluídas todas as leguminosas, como feijão, grão de bico, dentre outros.
De crescimento bem vigoroso, podendo chegar a uma altura de 12 a 18 metros, a espécie se caracteriza pela presença de um caule mais espesso, que adquire a consistência lenhosa à medida que envelhece; e também pela presença de folhas bem esverdeadas, que crescem muito juntinhas.
Contudo, o que realmente chama a atenção na espécie são suas inflorescências em formato de cacho, que atingem em torno de 30 centímetros ou mais, sendo que suas pétalas apresentam aspectos de garras nas cores verde-jade, ou até mesmo em tons alaranjados, brancos, amarelos, ou em uma forma bem rara na cor preta. Vale ressaltar que, em razão de sua coloração, é uma planta que atrai alguns animais polinizadores, como beija-flores.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Como cuidar da planta Jade?
A jade é uma planta que pode ser adquirida tanto na forma de sementes ou de mudas; sendo que a propagação por estacas talvez seja a melhor opção para quem está iniciando no cultivo dela.
Por ser originária das Filipinas, é uma planta que tolera bem em diversos climas, como o Tropical e o Equatorial, tendo preferência por regiões mais quentes e úmidas. Contudo, ela deve ser colocada no sol somente depois que a muda tiver “pegado”, evitando que essa exposição ocorra antes do desenvolvimento das raízes.
Desse modo, além de luz direta em locais mais frios, e meia sombra em locais mais quentes, a jade exige um solo bem rico em matéria orgânica, seja com adubo orgânico, farinha de osso ou esterco; com regas frequentes, desde que não haja encharcamento do solo. Além disso, as podas devem ser feitas frequentemente de modo a retirar galhos secos, e limitar o crescimento excessivo dos ramos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp