A Festa do Peão teve origem na cultura espanhola e conquistou primeiramente os norte-americanos; que introduziram a tradição em suas festas de faroeste.
No final do século XIX, o estado do Colorado sediou a primeira prova de montarias em sela, no Deer Trail. Os ranchos e fazendas, remetiam aos ambientes parecidos com filmes de faroeste; além de servir de cenários para provas espontâneas.
Os vaqueiros testavam habilidades típicas como o “bronc” que envolvia a montaria e o laço. Com a popularização da festa, o rodeio surgiu como entretenimento público, em celebrações no mês de julho e nas convenções

Festa do Peão (foto http://www.independentes.com.br/festadopeao/foto/365/rodeio-arena-)
pecuaristas.
Rodeio
É uma modalidade que gera muita polêmica por causa do stress do boi ou cavalo envolvido, mas é praticado há séculos nas diversas regiões do Brasil.
A prática possui várias modalidades tais como Sela Americana, Bareback, Cutiano, Team Penning, Touro e Três Tambores.
Há várias competições estaduais e interestaduais com a participação de vários estados tais como Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul; que apresentam diversos Peões campeões.
Festa de Peão no Brasil
A Festa do Peão de Boiadeiro nasceu em 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. A primeira edição, foi realizada na cidade de Barretos, embaixo de uma de lona de circo, e não parou de crescer; se solidificou; além de tornar a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro.

Sinueiro (Foto: http://www.ilovemsoficial.com/2012/04/historia-do-berrante.html)
Atualmente, a festa envolve variada programação de shows, danças típicas, eleição de rainhas, concurso de berrante; além de manter as raízes e a cultura do interior do Brasil e do sinueiro, que era o responsável pela lida com bois e cavalos.
A Festa possui repercussão internacional, e compõe o Calendário Mundial de peões de todos os cantos; sendo realizada anualmente no mês de agosto, com a participação de mais de 2 milhões de visitantes; além de contar com uma estrutura gigantesca e variados de shows de artistas nacionais e internacionais.
Parque do Peão Boiadeiro
O parque de Peão de Barretos possui área estimada em dois milhões de m², com espaço para Feira Comercial, estacionamento para 14 mil veículos, Espaço de Lazer e Eventos Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Rancho da Queima do Alho, Fazendinha, Hípica e o magnífico Estádio polivalente de Rodeio.
Be the first to comment on "A Festa do Peão é uma tradição sertaneja, que atrai milhares de visitantes"