Confira as modalidades de Rodeio da Festa do Peão de Barretos 2022

A Festa do Peão de Barretos é uma das festas mais aguardadas do mundo country, seja pela diversidade de atrações, ou pelos grandes shows nacionais que ocorrem por lá. Em 2022, o evento chega a sua 65ª edição, a qual irá ocorrer entre os dias 18 e 28 de agosto, trazendo diversos nomes da música, como: Gusttavo Lima, Bruno e Marrone, Pedro Sampaio, Alok, Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Wesley Safadão.

Mas, além dos shows, um dos pontos altos da Festa são os rodeios, competições em que o peão deve permanecer alguns segundos sobre um cavalo ou um touro; e que ocorrem em diversas modalidades, sendo uma competição que agita a galera boiadeira. Por isso, confira a seguir as principais modalidades de rodeio a serem disputadas na Festa do Peão de Barretos 2022.

Festa do Peão de Barretos 2022 (imagem: Divulgação/Total Acesso)

Modalidades de Rodeio da Festa do Peão de Barretos 2022

  • Sela Americana – considerado o estilo mais tradicional de montaria em cavalos, teve início em meados do século XIX nos Estados Unidos. Nessa modalidade, o peão deve segurar um cabresto de comprimento médio igual a 1,2 metro com uma das mãos; e, assim que houver a abertura da porteira e o toque das patas dianteiras do cavalo na arena, as esporas devem estar em contato com o pescoço deste, ou o peão será desclassificado, sendo um processo chamado de mark-out. Como as esporas são puxadas para trás, o competidor permanece de joelhos flexionados, na frequência dos movimentos do cavalo. Nessa modalidade, a avaliação é de 0 a 100 pontos, o tempo é de 8 segundos, e a sela não apresenta o local de apoio do laço.
  • Bareback – essa modalidade mais recente também teve sua origem nos Estados Unidos, e deve-se realizar o mark-out, assim como na primeira modalidade. Contudo, é utilizado também o bareback, uma alça de couro confeccionada sob medida para cada peão, disposta na altura da cernelha do cavalo; de modo que o competidor monta direto no dorso do animal. Nessa modalidade, o competidor permanece quase deitado, visto que as esporas são puxadas do pescoço para o sentido do bareback. A avaliação de 0 a 100 pontos se dá somente caso o peão aguente permanecer sobre o animal durante 8 segundos.
  • Cutiano – Essa montaria de cavalos é típica e exclusiva do Brasil, tendo sua origem na Festa de Barretos em 1956. Seu nome se dá pelo fato de o arreio estar em V ao contrário, e, nessa modalidade, o peão segura a rédea com uma das mãos e a outra não pode tocar em nada. A espora é puxada no sentido do pescoço para a alça do arreio na mesma frequência dos pulos do cavalo; de modo que quanto mais alta, maior será a nota. A avaliação também é de 0 a 100 pontos, e o tempo é de 8 segundos.
  • Team Penning – Essa modalidade é de apartação, sendo bastante comum no cotidiano das fazendas. Nesta, os animais são enumerados três a três, sendo usados normalmente 30 animais alocados em um lado oposto ao curral montado por lá. Normalmente, a disputa é feita em trios (que podem ser de familiares ou amigos); e o objetivo principal é tirar do lote de animais, aqueles 3 cujo número foi sorteado no momento. No sentido dos bois, perto do curral, há uma linha de arbitragem, de modo que caso haja a passagem de mais de 4 animais, considera-se um “estouro” de boiada, e não há aproveitamento técnico. Essa prova é bem fácil de ser entendida e é chamada de Prova da Família, tendo uma duração máxima de 1 minuto.

Team Penning (imagem: https://www.comprerural.com/team-penning-saiba-mais-sobre-o-esporte/)

  • Touro – também chamada de modalidade mais radical do torneio, ela chegou ao país por volta dos anos 70. Nessa competição, o peão segura a corda americana com uma das mãos; e a outra, chamada de mão de equilíbrio, não pode tocar em absolutamente nenhum local (nem no próprio corpo, nem no do animal). Isso, caso ocorra, é considerado apelo, como motivo de desclassificação, recebendo nota zero. Um outro apelo ocorre quando o peão sem querer encaixa sua espora na corda americana. Para a avaliação dessa modalidade, os juízes consideram a dificuldade que o animal impõe ao peão; o qual deve mostrar domínio total sobre o animal. Desse modo, quanto maior a dificuldade, maior a nota, que vai até os 100 pontos, considerando um tempo de 8 segundos. Vale ressaltar ainda que não é permitido o uso de equipamentos que causem danos aos animais da competição.
  • Três tambores – conhecida por ser a única modalidade feminina do campeonato, essa prova conta com um sistema eletrônico que calcula inclusive os milésimos de segundo para avaliação. Após ultrapassar a linha imaginária com fotocélulas, o cronômetro é iniciado. Nessa modalidade, a competidora deve contornar 3 tambores que estão dispostos em triângulo no menor tempo possível, sem derrubá-los. Caso algum deles caia, ela é penalizada com 5 segundos por tambor derrubado. Após finalizar a apresentação, o animal é vistoriado, e caso haja marcas de espora ou corda fora do padrão considerado, a competidora é automaticamente desclassificada. Além disso, para participar dessa competição, a mulher, com suas tralhas, deve pesar no mínimo 65 kg. Caso esse valor não seja atingido, deve-se colocar pesos até atingir o valor mínimo.

Três tambores (imagem: Cavalus – https://bit.ly/3pBpwyl)

Ingressos Festa de Barretos

Os ingressos para a Festa do Peão de Barretos 2022 podem ser adquiridos online, em diversas modalidades. Além disso, aqueles que compraram ingressos para as edições de 2020 e 2021 poderão reaproveitá-los.

Be the first to comment on "Confira as modalidades de Rodeio da Festa do Peão de Barretos 2022"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.