Bananas gêmeas, por que elas existem?

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil, usada in natura ou em preparações de bolos, gelados, vitaminas, panquecas, doce, brigadeiro… e tudo mais que o imaginário alcançar. Certamente, você leitor, já se deparou com bananas gêmeas em alguma penca.

Trata-se de um fenômeno muito mais comum do que se imagina; para quem adquire o produto diretamente de pequenos produtores, em que a fruta é vendida diretamente ao consumidor, sem passar pelas casas de embalagem, a verificação de tal fenômeno é facilmente percebida.

Bananas gêmeas (imagem: Evandro Marques)

Bananas gêmeas (imagem: Evandro Marques)

Por que ocorrem bananas gêmeas?

Inicialmente, é preciso ter conhecimento de que os frutos são provenientes do desenvolvimento do ovário da flor após a polinização. Dessa forma, quando há flores muito próximas, os ovários podem ter as paredes fundidas; dessa forma, quando começam a crescer na formação dos frutos, estes ficam grudados. E não se assuste, podem ocorrer casos de 3 ou até 4 bananas fundidas (gêmeas) em uma mesma penca.

Bananas gêmeas fazem mal à saúde?

As bananas gêmeas podem (e devem) ser ingeridas sem nenhum risco à saúde. São apenas frutos que estão anatomicamente unidos.

Há outras situações de frutos gêmeos?

A ocorrência de frutos fundidos, comumente chamados de frutos gêmeos, não fica restrita apenas à banana. Eles podem ser encontrados com razoável frequência em outras plantas, como no tomate.

Banana gêmea (imagem: Evandro Marques)

Banana gêmea (imagem: Evandro Marques)

O que são os pontinhos pretos dentro da banana?

A banana é um caso de fruto partenocárpico, o que significa dizer que os ovários se desenvolvem sem que ocorra a fecundação. E, exatamente, pela falta de fecundação, não ocorre formação de sementes, que se formam com o desenvolvimento do óvulo após a fecundação.  Dessa forma, os pontinhos pretos que ocorrem dentro da banana são os óvulos não desenvolvidos.

Em casos pouco comuns, no caso de bananas mais selvagens, ainda é possível encontrar semente no interior do fruto.

Se algum dia encontrar alguma semente em uma banana, registre. É bem raro! E use a fruta na alimentação normalmente!

Be the first to comment on "Bananas gêmeas, por que elas existem?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.