Uma das aves mais diferentes do país é a Anhuma (Anhima cornuta), uma ave relativamente grande conhecida por ser símbolo do estado de Goiás. Mas, além disso, também é bastante famosa por estar no desenho das bandeiras das cidades de Guarulhos e Tietê, no estado de São Paulo.
Também chamada de inhuma, unicorne e ema-preta, essa bela ave tem um nome científico que representa bem suas características morfológicas; haja vista que Anhima cornuta significa ‘pássaro preto com chifre e que grita’.

Conheça a espécie
Essa ave, ao contrário da grande maioria das aves mais conhecidas do país, não faz parte da ordem zoológica Passeriformes; de modo que se trata de uma representante da ordem Anseriformes, onde também estão classificados os patos, gansos e marrecos.
Desse modo, trata-se de uma ave bem corpulenta, que pode medir até 90 centímetros e chegar a pouco mais de 3 kg e 170 centímetros de envergadura; apresentando patas e pescoço bem grossos, o que é uma de suas características principais. Contudo, o que realmente caracteriza essa espécie é a presença de uma espícula córnea na região da cabeça, lembrando uma espécie de chifre, o que lhe confere um de seus nomes populares: unicorne.
Além disso, apresenta uma coloração bem escura, sendo majoritariamente preto, embora seu peito seja mais esbranquiçado; e apresenta esporões na região das asas, como uma forma de auxiliar na defesa.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Hábitos da Anhuma
A Anhuma é uma ave típica de regiões mais alagadas e regiões úmidas, sendo encontrada em pântanos e beira de rios. Desse modo, é uma ave típica da região Amazônica, do Cerrado, e também do Pantanal, embora possa ser encontrada na Venezuela e na Bolívia.
Trata-se de uma ave de hábitos alimentares predominantemente herbívoros, que se alimenta de gramíneas e também de plantas flutuantes nos cursos d’água. Mas, é possível também encontrar essa espécie se alimentando de pequenos insetos esporadicamente.
Já em termos reprodutivos, é uma espécie que constrói seu ninho normalmente sobre a vegetação flutuante nas águas mais rasas; colocando em média 3 ovos, os quais são chocados tanto pela fêmea, quanto pelo macho. Além disso, trata-se de uma espécie que vive tanto aos bandos, quanto em casais, e que migra durante o período da seca, retornando quando a estação de chuvas retorna.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp