Urubu-rei, uma das espécies que mais chama atenção por onde passa

O urubu-rei (Sarcoramphus papa), também conhecido como urubu-real, urubu-branco e urubutinga, é uma das espécies mais imponentes do país. Além de ser frequentemente encontrado em quase todas as regiões brasileiras, essa ave também é representante da fauna internacional; sendo comum em países como México, Uruguai e Bolívia.

Urubu-real (foto: Olaf Oliviero Riemer – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sarcoramphus_papa_(K%C3%B6nigsgeier_-_King_Vulture)_-_Weltvogelpark_Walsrode_2013-02.jpg)

Descrição

Seu nome popular já dá uma grande noção sobre a imponência dessa ave, representante da ordem Cathartiformes. Isso porque seu tamanho chama a atenção, com um comprimento que pode chegar a 80 centímetros, e uma envergadura de asas que é de aproximadamente 2 metros. Normalmente, seu peso se mantém praticamente igual entre machos e fêmeas, podendo chegar a 4 kg.

Com uma coloração predominantemente preta enquanto jovem, esta se transforma em uma cor bem mais chamativa com o passar da idade. Desse modo, os indivíduos adultos possuem uma plumagem majoritariamente esbranquiçada, sendo preta principalmente na ponta das asas e na região caudal. Seu pescoço e sua cabeça são nuas, sendo esta muito colorida. Além disso, sua principal característica consiste em seu bico de coloração vermelha e alaranjada, muito resistente, com protuberâncias nas laterais; o que lhe confere maior capacidade de rasgar couros de suas presas.

Urubu-branco (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sarcoramphus_papa_-Berlin_Zoo_-upper_body-8b.jpg)

Como vive o Urubu-rei?

O urubu-real, assim como a harpia e as corujas, é uma ave de rapina, ou seja: uma ave que possui um comportamento de caça bastante específico, com um bico encurvado, garras muito potentes, além de possuir visão e audição muito aguçadas. Desse modo, o urubu-rei alimenta-se principalmente de animais de maior porte mortos, como as capivaras; embora outras aves, répteis e peixes também possam fazer parte de seu extenso cardápio.

Durante sua alimentação, ocorre um fenômeno bastante curioso, que gera algumas hipóteses em relação à hierarquia existente entre esses animais. Isso porque, enquanto se alimenta, as demais aves de rapina mantém distância, e sobrevoam a área, em uma relação de respeito com o urubu-rei que está se alimentando do animal morto. Uma das hipóteses consiste no fato de que, por possuir um bico mais resistente, capaz de abrir a carcaça, as outras aves esperam o urubu-real realizar seu serviço inicial, para só depois se alimentarem das sobras.

No que se refere à reprodução, essa ave, normalmente solitária, passa a ser vista aos pares após um período de corte do macho para a conquista da fêmea. Normalmente, o ninho é construído em troncos ocos ou em paredões rochosos, e a fêmea põe de 1 a 2 ovos, os quais são incubados por aproximadamente 55 dias. Após o nascimento, o filhote permanece no ninho com os pais por 4 meses, quando passa a se aventurar em seus primeiros voos.

Urubu-rei (foto: Eric Kilby – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sarcoramphus_papa_-National_Zoo_-Washington_-USA-8a.jpg)

Be the first to comment on "Urubu-rei, uma das espécies que mais chama atenção por onde passa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.