Tuiuiú, ave brasileira símbolo do Pantanal Mato-grossense

O Tuiuiú (Jabiru mycteria), também conhecido como jaburu, cauauá, tuiupara e tuim-de-papo-vermelho é uma ave brasileira símbolo do Pantanal. Embora seja característica desse bioma, essa ave é encontrada em todo o território brasileiro; e até mesmo em outros países, como México e Argentina. Seu nome científico tem origem no tupi, e significa ave de pescoço inchado, que tem um nariz grande.

Tuiuiú (foto: Lili S. May – https://br.pinterest.com/pin/318137161158631834/)

Descrição

Essa ave chama atenção por seu tamanho; pois pode medir até 1,6 metro de altura, 1,4 metro de comprimento, e ter uma envergadura de asas com um tamanho de 3 metros. Além disso, seu peso é superior ao que é normalmente encontrado em outras aves, podendo chegar a até 8 kg. Seu bico também é uma estrutura cujo tamanho é impressionante: assim como o tucano-toco, que tem um bico comprido, o do tuiuiú pode chegar a medir 30 cm de comprimento, sendo que o da fêmea é menor que o do macho.

Caracteriza-se por ter um bico e pescoço de cor preta, sendo seu papo de coloração vermelha, e ambos desprovidos de penas. Além disso, possui sua plumagem na cor branca e possui pernas compridas que, assim como seu bico e pescoço, também são pretas. É considerado uma cegonha, não somente por ter um bico comprido, mas também por seu modo de voo: voa com as pernas e o pescoço esticado, o que não acontece em garças, por exemplo.

Como vive o Tuiuiú?

O jaburu é uma ave carnívora, que além de se alimentar de insetos, pode se alimentar de pequenos répteis, peixes, moluscos e até mesmo de alguns mamíferos. Todavia, por viver em áreas úmidas, como margens de rios e lagos, acaba alimentando-se frequentemente de peixes. Essa ave migratória pode ainda ser encontrada sozinha, aos pares ou até mesmo em pequenos bandos.

Ninho de Tuiuiú (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tuiuiu_ou_Jabiru_(Jabiru_mycteria).jpg)

No que se refere à sua reprodução, o ninho do tuiuiú chama atenção por seu tamanho, uma vez que pode chegar a ter 3 metros de diâmetro. Além disso, com 70 cm de altura, é extremamente sólido e resistente. Desse modo, após o ninho ser construído, por grupos de até 6 membros, o casal executa danças de acasalamento e a fêmea bota em média 4 ovos, os quais são chocados por aproximadamente 60 dias. Logo após o nascimento, os filhotes devem permanecer no ninho até completarem 3 meses de idade, quando podem começar a acompanhar os pais.

Curiosidade

Embora o jaburu tenha tradicionalmente a coloração característica de bico e pescoço pretos, com um colarinho vermelho abaixo, pode ocorrer um fenômeno chamado de flavismo. Nesse fenômeno, a melanina encontra-se ausente em determinadas áreas, fazendo com que o bico e o pescoço sejam completamente vermelhos, ou ainda, com manchas pretas. Porém, de todo modo, ainda se trata de um exemplar de tuiuiú.

Be the first to comment on "Tuiuiú, ave brasileira símbolo do Pantanal Mato-grossense"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.