Origem, aplicação e propriedades medicinais do Cártamo

Cártamo (Carthamus tinctorius) tem origem asiática, sendo usada há milhares de anos na medicina popular, principalmente a indiana, para alívio de diversos males.

Descrição

A planta possui ciclo anual, com caule ereto, espinhoso e pode alcançar ate 180 centímetros de altura. Possui raiz profunda e muito resistente a qualquer tipo de solo, temperatura e escassez de água.

Cártamo (foto https://produto.mercadolivre.com.br/)

Produz flores amarelas, que chamam a atenção de insetos, e são colhidas no verão. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, antibacteriana, antioxidante, antiflogística, febrífuga, cicatrizante, laxante, sedativa, sudorífica e vermífuga. Apresenta altos níveis de proteínas, minerais e vitaminas, sobretudo a vitamina E.

Serve para quê?

O óleo extraído das sementes é usada pela indústria farmacêutica e cosmetológica para fabricação de variados produtos.

Na medicina popular, a semente é diurética, purgativa e tônica, usada no tratamento de reumatismo e para alívio de males do fígado e cólicas menstruais. O óleo é carbonizado e usado para curar feridas, além de empregado para alívio de entorses e reumatismo.

A planta dá origem a dois corantes (amarelo e vermelho), sendo que o corante vermelho é o mais valorizado; sobretudo pelo fato de ser utilizado principalmente para o tingimento da seda; além de proporcionar diversas tonalidades de cores rosa e vermelha.

Cártamo (foto https://innspubnet.wordpress.com/)

As pétalas são comestíveis, sendo as flores usadas para colorir os alimentos, incluindo pães e bebidas, além de usadas como um substituto mais barato para o açafrão. Os brotos jovens são comestíveis quando cozidos como um legume.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em forma de óleo em farmácias de manipulação; e as mudas podem ser compradas, em sites que trabalham com mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, aplicação e propriedades medicinais do Cártamo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.