O tigre-d’água-sul-americano (Trachemys dorbigni), também conhecido como tartaruga-tigre, é um dos tipos de quelônios habitantes do território brasileiro. Embora seja conhecido popularmente pelo nome de tartaruga-tigre, esse réptil na verdade é um cágado; cuja distribuição geográfica se dá principalmente na região sul do país, além de áreas uruguaias e argentinas.
Descrição da espécie
A tartaruga-tigre é, como seu próprio nome sugere, uma espécie de réptil do grande clado dos Testudines, onde estão classificados os animais que possuem um crânio sem dentes, um bico córneo com prolongamentos para facilitar a captura de alimento; além de se caracterizarem pela presença de uma carapaça e um plastrão, que são placas ósseas que recobrem todo o corpo.
Desse modo, esse animal é frequentemente confundido com tartarugas ou jabutis, que são outros representantes de Testudines. Mas, aqui vai uma dica: por ser um cágado, o tigre-d’água-sul-americano possui um diferencial, que é a presença de membranas interdigitais para facilitar a locomoção na água, visto que é um exímio nadador.
Além disso, esse quelônio possui uma coloração que chama a atenção de muitos curiosos, visto que possui diversas linhas e desenhos amarelados por todo o seu corpo; e não chega a tamanhos muito grandes, com uma média de 35 centímetros de comprimento, e um peso que raramente ultrapassa os 3 kg.
Hábitos do Tigre-d’água-sul-americano
Por se tratar de um réptil, esse animal também compartilha uma característica comum com as belas e intrigantes serpentes, como a urutu-cruzeiro, que é o fato de ser uma espécie ectotérmica. Desse modo, a tartaruga-tigre possui uma temperatura corporal que varia conforme as condições ambientais, e, por isso, é frequentemente encontrada tomando sol nas margens de rios, lagos e pântanos, que são os locais onde habita.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Além disso, esse quelônio é um animal onívoro, ou seja, que se alimenta tanto de fontes vegetais, quanto animais; sendo que suas preferências alimentares são peixes, crustáceos, alguns tipos de vermes, e matéria vegetal. E no que se refere à reprodução, trata-se de um animal ovíparo, cuja fêmea realiza uma postura média de 15 ovos durante o período reprodutivo, e que são incubados por um período de 2 a 4 meses.
Curiosidades
O nome ‘tigre-d’água-sul-americano’ não é por acaso, como a maioria dos nomes populares de animais e plantas que existem por aí. E isso se deve ao fato de que também existe o tigre-d’água-norte-americano, o qual se diferencia do primeiro pela coloração da manca atrás de seus olhos, que é vermelha. Desse modo, somente a espécie norte-americana pode ser legalmente comercializada como pet no Brasil; ao passo que a espécie sul-americana deve ser mantida em seu habitat natural, onde pode viver cerca de 30 anos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp