Soldadinho-do-araripe, uma das aves mais fofas e belas da Caatinga

A Caatinga é um bioma brasileiro reconhecido não somente por suas características, mas também pela diversidade de sua flora e fauna; que são constituídas de belíssimas espécies de plantas e animais.

E, um dos animais que mais chamam a atenção por lá é o Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), também chamado de galo-da-mata, uirapuru-mateiro, dentre outros nomes.

Soldadinho-do-araripe (imagem: Canva)

Soldadinho-do-araripe (imagem: Canva)

Características da espécie

Assim como as demais espécies de aves, o soldadinho-do-araripe é um vertebrado, que se caracteriza pela presença de ossos pneumáticos (com mais ar para facilitar no voo), um bico, além de um corpo todo recoberto por penas. Representante da ordem Passeriformes, como o corrupião e o galo-da-serra; essa espécie faz parte da família Pipridae, a qual é caracterizada por animais mais gordinhos, de cauda curta, cujos machos normalmente se exibem em danças para as fêmeas.

Contudo, o galo-da-mata é uma espécie que chama a atenção por suas características morfológicas, tais como seu tamanho que gira em torno de 15 centímetros, e um peso médio de 20 gramas; e por sua coloração, que evidencia o grande dimorfismo sexual existente na espécie.

Isso porque o macho apresenta o peito branco, e a ponta de suas asas em uma coloração mais escura, perto do preto; além de um “topete” de cor vermelha, que o distingue de outras espécies bem facilmente. Já as fêmeas apresentam uma coloração toda em tons de verde oliva, que se assemelha bastante à cor dos indivíduos de ambos os sexos quando mais jovens. Essa diferença grande entre as características das duas espécies é o que é conhecido como dimorfismo sexual.

Antilophia bokermanni (imagem: Canva)

Antilophia bokermanni (imagem: Canva)

Hábitos do Soldadinho-do-araripe

Encontrado somente em alguns municípios do Ceará, o soldadinho-do-araripe é uma espécie que se encontra muito ameaçada de extinção em razão da ocupação humana de áreas florestais; uma vez que se trata de uma espécie de hábitos diurnos, que vive perto de locais úmidos, em florestas da Chapada do Araripe.

Assim como grande parte das espécies de aves, é uma espécie onívora, mas que se alimenta principalmente de pequenos frutos e mais raramente de pequenos insetos.

Reprodução do Soldadinho-do-araripe – uma curiosidade

Mas, um detalhe que chama muito a atenção nessa espécie é a sua reprodução, uma vez que o macho, além de ter uma coloração exuberante, deve se mostrar apto a perseguir intrusos de seu território como forma de defesa; de modo que aquele que conseguir mostrar a melhor defesa, e tiver uma coloração mais conspícua, é selecionado pela fêmea.

A partir daí, a construção do ninho se dá somente pela fêmea, uma vez que o macho pode chamar a atenção de predadores indesejados; e o local onde se dá essa construção normalmente é perto de cursos d’água, utilizando-se fibras e fungos. Lá, a fêmea coloca 2 ovos, sendo um colocado dois dias antes do outro, e que serão incubados por cerca de 3 semanas.

Após o nascimento, a fêmea é a maior responsável pelos cuidados, ao passo que o macho deve protegê-la juntamente com os filhotes; que saem do ninho após 3 semanas, novamente. Somente após 2 anos de idade é que eles são oficialmente expulsos do ninho pelos pais.

Be the first to comment on "Soldadinho-do-araripe, uma das aves mais fofas e belas da Caatinga"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.