Sanguessuga, anelídeo com grandes aplicações na medicina

Sanguessuga é o nome que se dá a alguns animais invertebrados, conhecidos popularmente pela capacidade de se alimentar principalmente de sangue. Mas, não pense que existe somente uma espécie desse animal. Embora a mais comum seja a Hirudo medicinalis, a qual se tornou bastante famosa por seu uso na medicina desde os tempos da Grécia Antiga, há cerca de 700 espécies distribuídas pelo mundo, e nem toda sanguessuga se alimenta de sangue; havendo espécies que têm sua dieta baseada em outros invertebrados.

Sanguessuga (foto: https://www.portaldosanimais.com.br/curiosidades/onde-vive-a-sanguessuga-como-elas-sao/attachment/sanguessuga-9/)

Descrição e hábitos da Sanguessuga

Esse animal é um dos famosos representantes do filo Annelida, um grupo de animais que se caracteriza, dentre outros fatores, pela presença de um corpo segmentado em diversos anéis, como as bem conhecidas minhocas. Dentro dessa grande filo, em uma classificação inferior, existe a classe Hirudinea, onde estão as sanguessugas, animais que podem viver tanto em água salgada e doce, quanto em locais mais úmidos.

Ao contrário das minhocas, esses anelídeos não possuem cerdas em seus anéis, sendo chamados por isso, de aquetas. Vale ressaltar também que, as sanguessugas são animais clitelados, ou seja, que possuem clitelo, uma espécie de bolsa ao redor do corpo que atua como um casulo onde se encontram os ovos fertilizados. Ah, e é importante lembrar que esses animais são hermafroditas, de modo que um mesmo indivíduo apresenta estruturas reprodutivas femininas e masculinas; além de possuírem um tamanho bastante variável, podendo chegar a cerca de 45 centímetros em alguns casos.

Contudo, o que realmente chama a atenção nas sanguessugas é a presença de ventosas nas porções anterior e posterior do corpo; sendo a parte anterior constituída pela boca e pequenos dentículos, ao passo que a ventosa posterior está localizada bem próxima ao ânus. Com isso, justamente pela ação dessas ventosas, esses animais ficam grudados ao corpo dos indivíduos dos quais se alimentam, sendo portanto, ectoparasitas – que é diferente de endoparasitas, por exemplo, os quais vivem no interior do corpo do hospedeiro, como as lombrigas.

Sanguessuga (foto: https://guianaturquia.com/terapia-com-sanguessugas/)

Uso das sanguessugas na medicina

Como já dito anteriormente, nem toda sanguessuga se alimenta de sangue, de modo que algumas preferem invertebrados tais como caramujos e larvas de insetos. Porém, uma aplicação muito conhecida daquelas espécies hematófagas consiste na utilização para a realização de sangrias, prática muito comum desde o império romano.

Desse modo, há centenas de anos atrás seu uso era muito comum para o tratamento de diversas enfermidades, principalmente dermatológicas; embora também existam registros da aplicação da sanguessuga até mesmo para tratamento de doenças mentais em tempos mais remotos.

Contudo, atualmente seu uso é extremamente comedido, sendo estas utilizadas em algumas cirurgias plásticas para remoção de acúmulo de sangue em determinadas partes do corpo; além de serem muito utilizadas na pesquisa para a elaboração de fármacos. Isso se deve ao fato extremamente curioso de sua saliva apresentar determinados compostos anticoagulantes, de modo que não haja a coagulação do sangue de sua presa ao entrar em contato com seu próprio sangue, além de compostos anestésicos. Com isso, há pesquisas atuais que visam o desenvolvimento de remédios para doenças cardiovasculares com base em estudos com sanguessugas.

Be the first to comment on "Sanguessuga, anelídeo com grandes aplicações na medicina"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.