A mãe-da-lua-gigante (Nyctibius grandis), também conhecido como urutau-gigante, é uma das aves que mais desperta atenção à noite nas roças brasileiras. Seu nome científico possui origem grega e descreve muito bem essa ave misteriosa, tendo o significado de “pássaro grande que se alimenta à noite.”
Descrição da espécie
O urutau-gigante não recebe esse nome popular em vão. E isso se deve ao fato de essa ave ser a maior representante da família Nyctibiidae; que compreende as diversas espécies de urutaus. Com um comprimento que pode chegar a cerca de 60 centímetros, e um peso médio que pode girar em torno de 600 gramas; a mãe-da-lua-gigante também se destaca pela grande envergadura de asas, que chega a 1 metro.
Assim como as demais espécies da família, se caracteriza pela presença de uma cabeça achatada e relativamente larga; que contrasta com seus olhos, que são bem grandes. Além disso, suas penas, principalmente as retrizes e rêmiges, se caracterizam por serem bem longas, contribuindo assim para a melhor camuflagem desse animal sobre galhos e troncos de árvores. Todavia, o urutau-gigante se difere dos demais pela sua coloração, que é mais esbranquiçada na região do ventre, com tons de cinza na região das asas, e por seu som extremamente grave.
Hábitos da mãe-da-lua-gigante
A mãe-da-lua-gigante é uma ave frequentemente encontrada do México até a Bolívia; e no Brasil pode ser visualizada nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, principalmente em matas, nas regiões do cerrado e da caatinga. Possui hábito crepuscular e noturno, o que faz com que seja um animal muito relacionado a lendas da zona rural; haja vista que seu som extremamente grave e bizarro gera um certo medo em quem está na mata à noite.
Quanto à alimentação, o urutau-gigante é insetívoro, de modo que se alimenta principalmente de insetos ainda durante o voo, como os besouros; embora registros indiquem que há predação também de morcegos. Já no que se refere à reprodução, a espécie não apresenta dimorfismo sexual, e apresenta uma relação monogâmica. Desse modo, além de apresentarem somente um parceiro reprodutivo, só há a postura de um ovo por estação reprodutiva, do qual nasce um filhote dentro de 30 dias. Vale ressaltar também que há cuidado parental, visto que os filhotes são nidícolas, e permanecem na companhia dos pais por um período de 2 meses aproximadamente.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Essa espécie também possui um hábito muito desenvolvido de se camuflar nas árvores em que os indivíduos estão pousados; uma vez que levantam um pouco o pescoço, e com ajuda de sua coloração, passam despercebidos por predadores, e também por nós, seres humanos extremamente curiosos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp