Lesmas, animais moles e rastejadores que habitam a zona rural

O termo “lesmas” se refere a animais de corpo mole, constituintes do filo zoológico Mollusca, e à classe Gastropoda, que possuem “pés no estômago”. Esses animais, por serem moluscos, possuem algumas características em comum com caracóis e ostras; como a presença de uma grande flexibilidade corporal e a rádula, que é um aparelho para alimentação. Todavia, como são gastrópodes, possuem pés na parte ventral, o que significa que a parte correspondente à barriga, é onde estão localizados os pés do animal.

Lesma (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Descrição

Como o termo “lesma” se refere a muitas espécies diferentes, não há uma descrição única que represente todos os animais. Todavia, as lesmas no geral possuem um tamanho que pode chegar a 20 cm, e possuem coloração amarelada, amarronzada ou até mesmo mais escura.

As lesmas são bastante conhecidas pelo rastro que deixam ao passar por determinado local; isso se dá pelo fato de produzirem um muco responsável por auxiliar na locomoção, o qual, ao secar, confere aspecto brilhoso ao trajeto. Assim como outros gastrópodes, possuem 2 pares de tentáculos, sendo que no caso das lesmas, na ponta dos tentáculos posteriores, que parecem antenas, estão os olhos pedunculados.

Ao contrário de outros gastrópodes, como os caracóis, as lesmas não possuem concha, pois esta provavelmente foi perdida com o caminhar da evolução. Contudo, ambos são classificados como pulmonados, ou seja, possuem uma porção de seu organismo transformada em câmara vascularizada. Essa câmara, devido à alta taxa de vascularização, é responsável por efetuar as trocas gasosas. Desse modo, as lemas respiram através de uma estrutura que já pode ser considerada como um pulmão.

Como vivem as lesmas?

Lesma (foto: https://jornaldebrasilia.com.br//)

São animais que vivem predominantemente em locais mais úmidos, sendo bastante comuns nas regiões de mata; também possuem uma grande sensibilidade à luz, o que faz com que sejam encontradas em ambientes mais escuros, ou até mesmo à noite. As lesmas alimentam-se preferencialmente de plantas, mas podem se alimentar de restos de animais mortos, como alguns tipos de insetos.

Sua alimentação se dá através de um instrumento chamado rádula, que consiste em uma estrutura com minúsculos dentes; sua principal função consiste em promover a raspagem e trituração do alimento. Vale ressaltar que as lesmas são alvo de alguns animais como ratos, pássaros, cobras, e até mesmo algumas espécies de besouros.

No que se refere à reprodução, todas as lesmas são hermafroditas, ou seja, produzem gametas femininos e masculinos. Alguns dias após a cópula, cada uma das lesmas pode colocar até 30 ovos, dos quais surgem novos indivíduos.

Be the first to comment on "Lesmas, animais moles e rastejadores que habitam a zona rural"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.