Borboleta-caixão-de-defunto, uma das maiores borboletas do Brasil

Uma das maiores borboletas do Brasil é a Borboleta-caixão-de-defunto, também conhecida como papílio, cujo nome científico é Papilio thoas.

Encontrada em quase todo o território brasileiro, trata-se de uma espécie que vive principalmente em matas e em regiões de clareiras ensolaradas; sendo considerada uma borboleta neotropical.

Borboleta caixão-de-defunto (imagem: Canva)

Borboleta caixão-de-defunto (imagem: Canva)

Características da borboleta-caixão-de-defunto

Assim como as demais espécies de borboleta, a borboleta-caixão-de-defunto é um inseto da ordem zoológica Lepidoptera, em que são alojados aqueles indivíduos que possuem asas escamosas, um par de antenas e um par de asas.

Considerada uma das maiores borboletas do Brasil, ela possui uma envergadura que pode chegar a medir 14 centímetros; e por ser bastante agitada, consegue bater suas asas mesmo quando está pousada em algum lugar.

De coloração conspícua, suas asas são quase totalmente pretas, com algumas formas em amarelo forte, que se destacam em meio à vegetação.

Papilio thoas (imagem: Canva)

Papilio thoas (imagem: Canva)

Hábitos da espécie

Tal como as demais borboletas, a borboleta caixão-de-defunto vive em clareiras de matas, e possui um voo bem desordenado, capaz de chegar a grandes alturas. Por possuir um aparelho bucal específico, alimenta-se principalmente de néctar de flores, como hibisco e cambará.

No que se refere à reprodução, essa espécie coloca seus ovos em plantas cítricas, ou em outras espécies das quais a lagarta irá se alimentar após a eclosão dos ovos. E, por falar em lagarta, esta apresenta uma aparência de fezes de pássaros; sendo capaz de produzir uma substância de odor fétido quando ameaçada, através de uma estrutura chamada osmetério, e, talvez por este cheiro nada agradável, receba seu nome popular como caixão de defunto.

Após a fase de lagarta, entre no estágio de pupa, quando fica enrolada em um casulo sem se alimentar por alguns dias, sofrendo metamorfose até sair de lá como uma adulta, com asas, capaz de alçar voos pelas matas brasileiras.

Be the first to comment on "Borboleta-caixão-de-defunto, uma das maiores borboletas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.