Origem e utilização da Sapota-preta na alimentação

Sapota-preta (Diospyros nigra) é originária das Américas e encontrada principalmente na América Central; além de conhecida como fruta-pudim-de-chocolate, pudim-de-chocolate, sapota-preta-gigante e sapota-chocolate.

Descrição

A espécie é uma árvore frutífera de ciclo perene, com crescimento lento, perenifólia, que produz copa ampla e pode chegar até 20 metros de altura. Seu tronco é sulcado, com aproximadamente 70 cm de diâmetro e casca escura.

As folhas pequenas e brancas são inteiras, simples e de coloração verde-escura. As flores surgem nas axilas foliares, solitárias ou em pequenos grupos e são tubulares, além de atrair libélulas e borboletas.

Os frutos possuem aproximadamente 10 centímetros de diâmetro, com casca fina, e apresenta tonalidade verde-oliva; além de produzir até 12 sementes duras e achatadas.

É cultivada sob sol pleno e prefere solos ricos em nutrientes, rega consta, mas sem encharcamento; e propaga-se por meio de mudas, sementes, alporquia e enxertia. Não tolera temperaturas baixas nem geadas.

Serve para quê?

Os frutos têm polpa macia, gelatinosa, doce, suculenta e muito negra, cujo sabor, cor e textura lembram pudim de chocolate.

Eles podem ser consumido in natura, ou na forma de vitaminas batidas com leite, sorvetes, picolés. A polpa pode ser servida como sobremesa, acompanhada de creme de baunilha, sorvete, leite, creme de leite, chantilly, suco de limão ou suco de laranja ou ainda sourcream. É usada ainda para fabricação de licores e aguardentes.

Sapota-preta

Sapota-preta (foto https://garden.org/plants/photo/346603/)

Ela é cultivada em pomares domésticos, nos quais fornece sombra fresca e frutos no final do verão, mas não é recomendável para ruas e calçadas, pois os frutos podem fazer bastante sujeira, ao caírem da árvore.

Onde encontrar?

Ela é cultivada em pequenos pomares e comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas; além de frutificar em variados pomares.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Sapota-preta na alimentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.