Romeu e Julieta, um dos doces mais famosos do Brasil

Rate this post

Romeu e Julieta é um dos doces mais conhecidos em todo o Brasil, e é o nome dado à mistura feita entre o famoso queijo minas e a deliciosa goiabada. Com origem incerta, essa combinação de sabores despertou o gosto dos brasileiros, que adotaram o doce como uma das tradições gastronômicas do país. Desse modo, para entender melhor como essa mistura se tornou tão querida, que tal conhecer um pouco da história de seus dois componentes?

A origem do Queijo Minas

Romeu e Julieta (foto: https://vemvoar.voeazul.com.br/dicas-de-destinos/sudeste/culinaria-mineira/)

A história do queijo minas, o Romeu, remete ao tempo dos colonizadores portugueses, quando se instalaram na região das Minas Gerais, por volta do fim do século XVII; nessa época, como viajavam muito em razão da busca por metais preciosos, precisavam de um alimento que aguentasse longas viagens.

Desse modo, como era comum o consumo de queijo em Portugal, este se tornou uma opção. Todavia, na Europa, era comum o uso de leite de ovelha para a elaboração da iguaria, enquanto o que estava disponível no Brasil era o leite de vaca. Mesmo assim, a receita foi testada, feita com o leite coalhado, e teve origem o queijo minas artesanal.

Atualmente, essa iguaria é considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e uma das delícias gastronômicas mais conhecidas de Minas Gerais; além disso, passou a ser utilizada em diversas receitas, como na produção do delicioso pão de queijo.

A origem da Goiabada

A goiabada é uma iguaria que já era comum entre os romanos, e havia surgido como uma forma de aumentar o tempo de conserva da goiaba; isso porque a adição de açúcar era um dos melhores métodos para a conservação de alimentos. Todavia, tal iguaria não era comum em toda Europa, tampouco em Portugal.

Desse modo, era comum que os portugueses comessem a marmelada, sobremesa feita de marmelo, uma fruta bastante comum na região. Sendo assim, quando vieram para o Brasil, onde a goiaba era uma fruta mais abundante, houve a substituição do marmelo pela goiaba; o nome marmelada foi mantido, mas após certo tempo, surgiu o nome goiabada, que é comum até os dias de hoje.

Origem do Romeu e Julieta

Goiabada com queijo (foto: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0054659-melhores-doces-de-minas-em-uma-mesma-feira-em-ipatinga)

Muito provavelmente, a combinação de queijo com goiabada surgiu também no período colonial, em uma mesa de café; isto porque era comum que as mesas dos senhores fossem fartas, e repletas de doces e de salgados. Desse modo, acredita-se que tenha nascido de uma combinação aleatória de goiabada com queijo, que deu certo e tornou-se muito conhecida.

Já no que se refere ao nome Romeu e Julieta, há algumas versões. A primeira delas se baseia na história de Shakespeare, em que um casal nasceu um para o outro, assim como a goiabada (Julieta) havia nascido para o queijo (Romeu). Haja criatividade.

A outra versão se refere ao ilustrador Maurício de Sousa, que nos anos 60 foi chamado para fazer a ilustração para uma empresa que produzia goiabadas; e, com sua imaginação, havia criado um desenho que remetia à história de Shakespeare. Não se sabe, todavia, qual das versões é a exata; mas se sabe que o nome tornou-se popular, assim como essa bela e gostosa combinação de sabores.

 

Be the first to comment on "Romeu e Julieta, um dos doces mais famosos do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.