Oca (Oxalis tuberosa) é uma planta de origem andina, cultivada há vários séculos e se apresenta nas cores que variam do amarelo, vermelho e roxo.
A planta é conhecida de várias formas tais como oca ou papa oca, na Bolívia, Peru, Chile e Equador; quiba ou cuiba, na Venezuela; uuasisai ou ibia, na Colômbia; batata vermelha, no México; yam, na Nova Zelândia; truffete acide, na França e knollen sauerklee, na Alemanha.
Seus tubérculos, que são a parte comestível, se dividem pelos sabores ácido e doce; sendo o primeiro, com alta concentração de ácido oxálico, usado desidratado, sendo comercializado dessa forma. O de sabor adocicado é utilizado na culinária, em diversas receitas cruas, cozidas ou assadas.
Cultivo da Oca
A planta atinge entre 20 a 30 cm de altura, prefere clima ameno, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas tolera solos mais pobres. Seus tubérculos podem ser brancos, amarelos, alaranjados, rosados, vermelhos ou roxos.
Suas folhas e flores, podem ser consumidas cruas ou cozidas. Sua propagação é por mudas ou pela divisão de seus tubérculos. A colheita acontece aproximadamente em até 6 meses após o plantio, mas pode variar com as condições climáticas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Oca na culinária
O tubérculo é preparado sob a forma de ensopado, cozido, desidratado, assado ou sob a forma de thayacha, comida típica andina, cuja preparação é a exposição dos tubérculos à noite, em temperaturas muito geladas. Eles são comidos no dia seguinte, acompanhados por xarope de cana-de-açúcar.
Ele é rico em amido, sendo facilmente encontrado em receitas de pães, biscoitos e bolos. Na forma de purê, há o acréscimo de açúcar, cravo, canela e baunilha, sendo muito apreciado pelos andinos.
Propriedades da Oca
Ela é rica em vitaminas, carboidratos e sais minerais tais como ferro, cálcio e fósforo. Possui propriedades cicatrizante, adstringente, anti-hemorrágica e anti-inflamatória.
Na medicina popular, ela é usada em forma de cataplasma, na área externa, para acelerar a cicatrização de feridas e para clareamento de manchas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp