Monguba repleta de utilidades e benefícios para a saúde

4.7 (93.33%) 3 votes

Monguba (Pachira aquatica) é uma planta originária das Américas, sendo facilmente encontrada na arborização de ruas; além de ser conhecida por vários nomes tais como mamorama, castanhola, carolina, munguba, cacau selvagem e paineira-de-cuba. Ela é conhecida ainda como money tree ou árvore-do-dinheiro.

A planta é muito popular na América Central e na região amazônica do norte brasileiro; além de servir como alimento, na fabricação de artesanato e na medicina popular.

Cultivo da Monguba

É uma árvore de fácil cultivo, que prefere clima tropical para seu desenvolvimento, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, sendo encontrada ainda em locais mais úmidos e que sofrem inundações frequentes. Tolera clima mais quente e solos mais pobres, sendo de fácil cultivo e pouco exigente em relação a cuidados.

Flor da Monguba

Flor da Monguba

Possui comprimento que varia até 12 metros de altura; com copa frondosa, grandes flores amarelas com pontas  avermelhadas, que são perfumadas e visitadas por insetos.

Seus frutos possuem tamanho grande, são pontudos e se assemelham ao cacau. Reproduz por sementes, mudas e estaquias.

Suas sementes podem podem ser consumidas cruas, cozidas ou torradas; além de servir para a preparação de farinha; que pode ser acrescentada em diversas preparações culinárias. Elas são usadas em substituição ao chocolate e café.

Propriedades da Monguba

Possui várias propriedades terapêuticas tais anti-disenteria, expectorante, adstringente e antipirética; além de ser rica em antioxidantes, proteínas, lipídeos e sais minerais.

Serve para quê?

Ela é utilizada nas mais diferentes receitas culinárias na preparação de doces, cremes, pavês e tortas; na forma in natura ou torrada, como castanha ou farinha. Ela é pouco utilizada entre os brasileiros, mas aos poucos, compete com o baru e as variedades de castanhas .

Monguba

Monguba

No artesanato sua casca era usada na fabricação de cordas; sua madeira na fabricação de flechas; além de suas flores servirem para enchimentos para colchões e travesseiros.

Onde encontrar?

Geralmente é vendida em sites que comercializam plantas; com três ou mais caules trançados, para que formem apenas um tronco de aspecto decorativo. Ela é usada em projetos paisagísticos, em arborização de ruas e praças.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Monguba repleta de utilidades e benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.