Monguba (Pachira aquatica) é uma planta originária das Américas, sendo facilmente encontrada na arborização de ruas; além de ser conhecida por vários nomes tais como mamorama, castanhola, carolina, munguba, cacau selvagem e paineira-de-cuba. Ela é conhecida ainda como money tree ou árvore-do-dinheiro.
A planta é muito popular na América Central e na região amazônica do norte brasileiro; além de servir como alimento, na fabricação de artesanato e na medicina popular.
Cultivo da Monguba
É uma árvore de fácil cultivo, que prefere clima tropical para seu desenvolvimento, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, sendo encontrada ainda em locais mais úmidos e que sofrem inundações frequentes. Tolera clima mais quente e solos mais pobres, sendo de fácil cultivo e pouco exigente em relação a cuidados.

Possui comprimento que varia até 12 metros de altura; com copa frondosa, grandes flores amarelas com pontas avermelhadas, que são perfumadas e visitadas por insetos.
Seus frutos possuem tamanho grande, são pontudos e se assemelham ao cacau. Reproduz por sementes, mudas e estaquias.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Suas sementes podem podem ser consumidas cruas, cozidas ou torradas; além de servir para a preparação de farinha; que pode ser acrescentada em diversas preparações culinárias. Elas são usadas em substituição ao chocolate e café.
Propriedades da Monguba
Possui várias propriedades terapêuticas tais anti-disenteria, expectorante, adstringente e antipirética; além de ser rica em antioxidantes, proteínas, lipídeos e sais minerais.
Serve para quê?
Ela é utilizada nas mais diferentes receitas culinárias na preparação de doces, cremes, pavês e tortas; na forma in natura ou torrada, como castanha ou farinha. Ela é pouco utilizada entre os brasileiros, mas aos poucos, compete com o baru e as variedades de castanhas .

No artesanato sua casca era usada na fabricação de cordas; sua madeira na fabricação de flechas; além de suas flores servirem para enchimentos para colchões e travesseiros.
Onde encontrar?
Geralmente é vendida em sites que comercializam plantas; com três ou mais caules trançados, para que formem apenas um tronco de aspecto decorativo. Ela é usada em projetos paisagísticos, em arborização de ruas e praças.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Gostei desse documentário.
Fiquei sabendo dos modos de reprodução da planta e do modo como ela é comercializada. Obrigado.