Mizuna, de origem asiática, nutritiva e poderosa para a saúde

5 (100%) 1 vote

Mizuna (Brassica rapa var. nipposinica) é uma hortaliça de origem chinesa e muito apreciada pelos japoneses. Cultivada desde a antiguidade na Ásia e há várias décadas na Europa e América.  Seus nomes populares são Couve-chinesa, Acelga-chinesa e Repolho-chinês.

Cultivo da Mizuna

A hortaliça se adapta a variações climáticas, mas prefere clima ameno, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas não tolera luz direta por muitas horas. Por ser de fácil cultivo, é facilmente encontrada, em variadas épocas do ano.

Ela possui talos esbranquiçados e  folhas medianas de cor verde, serrilhadas, que são levemente picantes. Propaga-se por sementes ou mudas. Suas folhas geralmente são colhidas entre cinquenta e setenta dias após o plantio.

Mizuna (foto https://www.pijanitvor.com)

Mizuna (foto https://www.pijanitvor.com)

Propriedades

Ela é nutritiva e pouco calórica; além de ser fonte de vitamina A e C, sais minerais tais como  sódio, potássio, magnésio e cálcio. Ela é rica em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-virais. anticancerígena, desintoxicantes e anti-histamínicas.

Consumida regularmente auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico; além de garantir boa saúde intestinal e da pele.

Possui textura crocante, efeito refrescante e sabor suave, sendo perfeita para saladas cruas. Se for rapidamente refogada, não perde a crocância e pode ser utilizada em pratos orientais tais como o sukiyaki, ou o yakissoba. Ela é usada ainda em sucos verdes com finalidade detox.

Serve para quê?

Ela é indicada para consumo em saladas de folhas baby, pratos de carne, frango ou frutos do mar. As folhas maiores podem acompanhar outros legumes em pratos cozinhados ao vapor ou refogados. As folhas serrilhadas de cor verde profundo também são muito utilizadas na ornamentação de diferentes tipos de pratos culinários.

Mizuna (foto https://davesgarden.com/guides/pf/go/124388/#b)

Mizuna (foto https://davesgarden.com/guides/pf/go/124388/#b)

Onde encontrar?

A  hortaliça é de fácil cultivo, por isso pode fazer parte de pequenas hortas domésticas, Além de facilmente encontrada em feiras livres, mercados municipais e hipermercados.

Be the first to comment on "Mizuna, de origem asiática, nutritiva e poderosa para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.